"Uma das eleições mais tranquilas dos últimos anos", afirma Lima Junior
Na tarde desta segunda-feira (05), durante reunião com juízes e polícias, os juízes eleitorais de Alagoas alinharam as ações referentes à segurança no período eleitoral com representantes da segurança pública. Organizado pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador Sebastião Costa Filho, o encontro serviu para que os magistrados expusessem suas principais dificuldades e escutassem das forças policiais o que está sendo colocado em prática.
O titular da Secretaria de Segurança Pública, coronel Lima Júnior, afirmou para os magistrados presentes que o plano de segurança que será efetivado neste período eleitoral já está elaborado e resta apenas a integração com as ações da Polícia Federal (PF) para ser concluído e apresentado ao TRE/AL. “Estamos certos que, com todas as dificuldades, a integração das ações das Polícias Militar, Civil e Federal, com o apoio fundamental do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária Federal, nos proporcionará uma das eleições mais tranquilas dos últimos anos. Resta apenas unirmos os nossos planos individuais para que todos falem a mesma linguagem e auxiliem os juízes eleitorais da melhor maneira possível”, enfatizou.
Na reunião, alguns magistrados relataram suas principais dificuldades de atuação neste período de combate efetivo à corrupção eleitoral e compra de votos, destacando sempre que o baixo efetivo de policiais na maioria das cidades alagoanas é o grande empecilho no cumprimento das ações eleitorais.
Outro problema destacado pelos juízes é a presença de policiais militares e civis reformados atuando como seguranças dos candidatos e portando armas de fogo livremente durante a campanha nas ruas. “Esses policiais instauram um clima de insegurança muito grande em toda a população, gerando medo e tornando as simples manifestações públicas de apoio aos candidatos em eventos que podem ser marcados por atos de violência”, lamentou uma das magistradas.
O presidente do TRE/AL, desembargador Sebastião Costa Filho, destacou que as ações eleitorais são prioridade para as forças policiais neste período e que os juízes eleitorais devem se reunir com candidatos e coligações para definir acerca de caminhadas, carreatas e comícios nas cidades, evitando possíveis confrontos nas ruas. “Nossa orientação é para que os juízes eleitorais se aproximem mais dos representantes das coligações e candidatos para definir horários e delimitar algumas posturas inconvenientes para o período.
A aproximação com os comandantes do policiamento nas regiões também é algo que deve ser feito o quanto antes, até para que o magistrado não atue sozinho em fiscalizações e ações nas ruas e junto à população”, finalizou Sebastião Costa.
Últimas notícias
Polícia apreende drogas, armas e recupera veículos após confronto em Maceió
Pré-campanha de Arthur Lira lidera adesões e ganha força rumo ao Senado
Família de mulher encontrada morta em União denuncia atraso em sepultamento
Palmeira dos Índios realiza mutirão de triagem para cirurgia de catarata
Pesquisa do Procon encontra presentes para o Dia dos Pais de até R$ 11 mil
Polícia vai pedir afastamento da torcida organizada do CSA dos estádios
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
