Bolsa Família: programa 'Alagoas Social' chega ao Litoral Norte hoje
Município de Maragogi será contemplado com diversas orientações promovidas pela Seades
O município de Maragogi, no Litoral Norte do Estado, será o próximo município beneficiado pelo programa Alagoas Social, nesta terça-feira (6). O Alagoas Social, promovido pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), busca ampliar o número de beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e do Cartão do Idoso, bem, como levar orientações sobre a Revisão Cadastral do programa Bolsa Família.
De acordo com o cruzamento de dados realizado pela Seades, existem em Maragogi 234 pessoas com deficiência e 79 idosos, já inseridos no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) que apresentam o perfil para ingresso no BPC, mas, por razões diversas, ainda não recebem o benefício.
De acordo com o secretário da Assistência e Desenvolvimento Social Antônio Pinaud, esses serão o público-alvo principal da ação em Maragogi. “A Seades está articulada com o INSS e com a Secretaria Municipal de Assistência Social e encaminhou os dados das pessoas com perfil para acesso ao BPC em Maragogi. Esperamos que todos os 313 idosos e pessoas com deficiência que surgiram em nosso cruzamento de dados estejam realmente aptos a ingressar no benefício, que garante o repasse de um salário mínimo mensal para cada beneficiário. Isso resultaria em um incremento de R$ 3,3 milhões no repasse anual para o município”, disse o secretário.
Iniciado em maio deste ano, o Alagoas Social já passou por vários bairros de Maceió e pelas cidades de São Luiz do Quitunde, Jacuípe, Matriz do Camaragibe, Porto Calvo, Jundiá, Santana do Ipanema, Pão de Açúcar, São José da Tapera e Poço das Trincheiras. Ainda este mês, a Seades planeja levar as ações do Alagoas Social para os municípios de Água Branca, Pariconha, Ouro Branco e Murici, dentro da programação do Dia D do Governo Presente.
Prestação Continuada - O Benefício de Prestação Continuada (BPC) está previsto na Lei Orgância da Assistência Social (Loas) e prevê o repasse de um salário mínimo para seus beneficiários. Podem solicitar o benefício, idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência incapacitadas para a vida independente em qualquer faixa etária. Nos dois casos, é necessário que a renda familiar per capita do solicitante seja inferior a ¼ do salário mínimo.
Cartão do Idoso - O Cartão do Idoso garante o transporte intermunicipal gratuito a pessoas com mais de 60 anos em todo o Estado de Alagoas. Para solicitar o acesso, os idosos devem apresentar carteira de identidade, CPF, Número de Identificação Social (NIS) e comprovante de que possui renda familiar inferior a dois salários mínimos.
Últimas notícias
Primeira Superlua de 2026 pode ser vista neste sábado (03)
Parque Aquático do Clube do Servidor abrirá neste primeiro fim de semana de 2026
Tia Júlia, Paulo Dantas, Silvio Camelo e Júlio Cezar anunciam novos serviços para o Santa Rita
Motorhome desce ladeira e cai no Rio São Francisco em Piranhas
Leonardo Dias denuncia sofrimento de pacientes em UPAs e cobra autoridades
Motociclista morre após engavetamento na BR-316, em Atalaia
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
