Secretaria de Saúde realiza Campanha de Multivacinação neste mês em todo o estado

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, irá promover a Campanha de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. A ação vai ocorrer de 19 a 30 de setembro nos postos de saúde dos 102 municípios alagoanos.
A iniciativa visa atualizar o esquema vacinal de crianças de dois meses a 15 anos de idade que estejam com o calendário vacinal em aberto para a primeira dose ou o reforço das vacinas. Com esta iniciativa, a Sesau espera reduzir o risco da transmissão de doenças imunopreveníveis.
O público alvo foi dividido em dois grupos. Para crianças menores de 5 anos estarão disponíveis as vacinas BCG, Hepatite B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Tríplice Viral, Varicela, DTP infantil, Poliomielite e Hepatite A, entre outras. E os adolescentes entre 9 e 14 anos, serão protegidos contra Hepatite B, Tríplice Viral, Dupla Adulto e HPV, esta última específica para as meninas.
De acordo com Claudeane Nascimento, assessora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, todas as vacinas para a campanha já estão disponíveis nas centrais regionais.
A coordenadora ainda destacou que a faixa etária foi ampliada para também atender as meninas de 9 a 13 anos e assim estimular a vacinação contra o HPV. “Por ter uma baixa cobertura vacinal contra o vírus, o Ministério da Saúde está buscando aumentar o número de meninas protegidas contra o HPV, que pode causar câncer de colo de útero”, disse.
Para mais orientações, os pais ou responsáveis devem procurar os postos de saúde dos seus municípios de origem. Para realizar a atualização vacinal, é necessário portar o cartão de vacinação ou algum comprovante da situação vacinal, que serão analisados pela equipe de saúde da unidade onde o usuário será atendido.
Últimas notícias

Procon Alagoas intensifica fiscalização em postos que não repassam redução de preço da gasolina

Tarifa do GNV da Algás sofre redução de R$0,25 em agosto

Rios transbordam e atingem cidades de Porto Calvo e São Luís do Quitunde

Aliados de Bolsonaro em Alagoas repudiam prisão e sobem o tom contra Moraes
Prefeitura de Traipu entrega obras para a saúde e educação e assina ordens se serviços

Inmet emite alerta de chuvas para Alagoas com risco de acumulados de até 50 mm por dia
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
