Secretaria de Saúde realiza Campanha de Multivacinação neste mês em todo o estado

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, irá promover a Campanha de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. A ação vai ocorrer de 19 a 30 de setembro nos postos de saúde dos 102 municípios alagoanos.
A iniciativa visa atualizar o esquema vacinal de crianças de dois meses a 15 anos de idade que estejam com o calendário vacinal em aberto para a primeira dose ou o reforço das vacinas. Com esta iniciativa, a Sesau espera reduzir o risco da transmissão de doenças imunopreveníveis.
O público alvo foi dividido em dois grupos. Para crianças menores de 5 anos estarão disponíveis as vacinas BCG, Hepatite B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Tríplice Viral, Varicela, DTP infantil, Poliomielite e Hepatite A, entre outras. E os adolescentes entre 9 e 14 anos, serão protegidos contra Hepatite B, Tríplice Viral, Dupla Adulto e HPV, esta última específica para as meninas.
De acordo com Claudeane Nascimento, assessora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, todas as vacinas para a campanha já estão disponíveis nas centrais regionais.
A coordenadora ainda destacou que a faixa etária foi ampliada para também atender as meninas de 9 a 13 anos e assim estimular a vacinação contra o HPV. “Por ter uma baixa cobertura vacinal contra o vírus, o Ministério da Saúde está buscando aumentar o número de meninas protegidas contra o HPV, que pode causar câncer de colo de útero”, disse.
Para mais orientações, os pais ou responsáveis devem procurar os postos de saúde dos seus municípios de origem. Para realizar a atualização vacinal, é necessário portar o cartão de vacinação ou algum comprovante da situação vacinal, que serão analisados pela equipe de saúde da unidade onde o usuário será atendido.
Últimas notícias

Prefeitura de Palmeira dos Índios anuncia suspensão temporária de repasses ao CSE

Prefeitura mantém inscrições abertas para cursos profissionalizantes para jovens e adultos

“Até quando?": Prefeita Ceci se manifesta diante de novos casos de violência contra a mulher em AL

Secretaria de Educação realiza projeto sobre história de Matriz de Camaragibe
Deputado Cabo Bebeto critica remuneração de procuradores do Estado de Alagoas

Polícia Civil investiga caso de violência psicológica e patrimonial contra empresária
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
