Tribunal Superior do Trabalho mantém sentença que obriga Usina Seresta a contratar aprendizes
Após recurso interposto pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) reformou, por unanimidade, a decisão judicial do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 19ª Região que anulou a sentença condenatória que obrigava a Usina Seresta a contratar adolescentes aprendizes na empresa.
O acórdão do TRT de Alagoas havia anulado a sentença inicial, com o argumento de que haveria conexão entre a ação ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho e uma ação da Usina Seresta que pede a anulação de um auto de infração lavrado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/AL), em razão da não contratação de aprendizes.
A tese adotada pelo TRT alagoano era de que as duas ações, Ação Civil Pública e ação anulatória de auto de infração, possuíam o mesmo objeto e que, por esse motivo, não poderiam ser analisadas separadamente. No entanto, o TST julgou procedente o Recurso de Revista da procuradora do Trabalho Eme Carla Carvalho – autora da Ação Civil Pública ajuizada contra a usina Seresta –, ao invalidar o acórdão e determinar que o TRT prossiga com o julgamento.
Com a manutenção da decisão de 1º grau, a Usina Seresta continua obrigada a realizar a contratação mínima de adolescentes exigida por lei, em número equivalente a 5% (cinco por cento), no mínimo, dos trabalhadores existentes em seu estabelecimento, cujas funções demandem formação profissional, observada a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).
A Usina Seresta também foi condenada a pagar R$ 100 mil de indenização por danos morais coletivos e pode pagar R$ 5 mil de multa diária, caso descumpra as obrigações judiciais. Durante uma fiscalização realizada à época da instauração de inquérito civil pelo MPT, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego verificou que a Usina Seresta mantinha 1.127 empregados registrados, sendo que 1.028 desses trabalhadores necessitavam de formação profissional. A usina deveria registrar e matricular 52 empregados aprendizes, mas, à época, contava apenas com 13 adolescentes.
Últimas notícias
Guilherme Lopes amplia base e recebe apoio de vereador de Quebrangulo
Estudantes alagoanos brilham em exposições de telas sobre Nise da Silveira no Cine Arte Pajuçara
Grupo de Capoeira Mandingueiros de Penedo celebra 18 anos de atividades
Programa “Esporte para Todos” é lançado com grande participação popular em Palmeira dos Índios
Ex-jogador Raí será palestrante durante Semana do MEI em Penedo
Soldado de Israel faz foto com cigarro na boca de Virgem Maria
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
