Museu Théo Brandão realiza programação na ?Primavera de museus?
O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB) vai participar da “10ª Primavera de Museus”, no dia 23 de setembro, a partir das 13h, com uma mesa-redonda e apresentação de performance artística. O evento faz parte da agenda anual do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) e acontece, simultaneamente, em museus de todo o país.
Com o tema “Museus, memórias e economia da cultura”, a mesa-redonda será composta por pesquisadores e profissionais de diferentes áreas. Os conferencistas do evento são a professora Cristina de Almeida Valença Cunha Barroso (do curso de Museologia, da Universidade Federal de Sergipe – UFS), o professor Moisés Oliveira (mestrando em Ciências Sociais/ Ufal), a professora Janaina Mello (do Departamento de História, da UFS), o secretário de cultura de Sergipe e especialista em Gestão Cultural, Irineu Silva Fontes e o professor Fernando Aguiar (do Departamento de História, da Faculdade Maurício de Nassau, em Sergipe). A performance artística terá a atuação da professora de Dança Ana Carla Moraes.
“A Primavera de Museus” sempre acontece no início da estação homônima, com a participação de museus brasileiros convidados pelo Ibram a desenvolver uma programação especial em torno do tema sugerido.
De acordo com o Ibram, o tema “Museus, memórias e economia da cultura”, escolhido para este ano, destaca o importante papel social desempenhado pelos museus na promoção de trocas simbólicas, culturais, de saberes e de experiências, assim como sua contribuição para a dinamização da cadeia produtiva da cultura de modo sustentável.
A museóloga do MTB e organizadora do evento, Hildênia Oliveira, explica que para discutir o tema proposto pelo Ibram, a mesa-redonda reunirá profissionais da área de Antropologia, História, Comunicação, entre outras. “Eles versarão sobre a tríade ‘Museus, memórias e economia da cultura’, fazendo um contraponto de discursões sobre a memória alagoana, os museus e a economia da cultura, através de suas pesquisas”, explicou.
Serviço:
O quê: Mesa-redonda “Museus, memórias e economia da cultura”
Quando: 23 de setembro, 13h
Onde: Auditório do Museu Théo Brandão (Avenida da Paz - 1490)
Entrada gratuita.
Últimas notícias
Colisão entre carro e moto deixa duas pessoas gravemente feridas no Trapiche em Maceió
Polícia Civil de Alagoas manifesta pesar por mortes de policiais em operação no Rio de Janeiro
Delegado é baleado e luta pela vida após operação no Complexo da Penha
Homens armados invadem supermercado durante operação policial no Rio de Janeiro
BPTran recupera 10 motocicletas com queixa de roubo e adulteração durante operação em Pilar
Policial é baleado por tiro de fuzil durante operação no Complexo do Alemão no Rio de Janeiro
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
