Alagoas

Combate ao Aedes: Alagoas participará de mobilização nacional de coleta de pneus inutilizados

15 municípios terão ecopontos para que os demais possam aderir à ação; empresa fará recolhimento

Por Redação com assessoria 19/09/2016 11h11
Combate ao Aedes: Alagoas participará de mobilização nacional de coleta de pneus inutilizados
Pneus podem acumular água e estimular doenças - Foto: Divulgação

O estado de Alagoas vai realizar, no período de 17 a 21 de outubro, uma mobilização de coleta de pneus inutilizados que envolverá os municípios polos de Penedo, Coruripe, São Miguel dos Campos, Pilar, Rio Largo, Maceió, Maragogi, Matriz de Camaragibe, União dos Palmares, Capela, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Jacaré dos Homens, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia.

A ação vai contar com o apoio do Exército, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau); Secretaria do Meio Ambiente e dos gestores municipais. De acordo com a assessora técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Kathleen Moura, o objetivo da ação é evitar o aumento de criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor causador da dengue, Chikungunya e Zika, sobretudo no período que antecede o verão, estação em que cresce a incidência das doenças.

A Defesa Civil estadual informou que os 102 municípios devem participar da ação, levando os pneus para os municípios listados, para que a empresa Reciclanip, responsável pela coleta, passe nos ecopontos e faça o recolhimento sem qualquer custo para o município.

No próximo dia 24, a cidade de Girau do Ponciano, selecionada por critério epidemiológico, será contemplada com uma ação que envolverá os agentes comunitários de saúde (ACS); de endemias (ACEs); Secretaria de Educação com a participação de estudantes e educadores; membros da comunidade e movimentos culturais. Na ocasião, será entregue ao município um veículo para dar suporte às atividades de combate ao Aedes.