Alagoas

Bancários encerram greve em Alagoas e agências voltam a funcionar hoje

Paralisação da categoria foi uma das mais longas da história; categoria aceitou reajuste salarial de 8%

Por 7 Segundos 07/10/2016 06h06
Bancários encerram greve em Alagoas e agências voltam a funcionar hoje
Bancários encerram greve em Alagoas e agências voltam a funcionar hoje - Foto: Divulgação/Internet

Os bancários de Alagoas, decidiram, em assembleia realizada na noite dessa quinta-feira (7), em Maceió, encerrar a greve da categoria, que foi considerada uma das mais longas da história. A partir desta sexta-feira (7), agências de todo o estado voltarão a funcionar normalmente.

A paralisação, que começou no dia 6 de setembro, durou mais de um mês e prejudicou aqueles que precisaram realizar transação financeiras ou até mesmo procedimentos de maior complexidade. Os trabalhadores aceitaram a proposta da Federação Nacional dos Bancos, a Fenaban, e terão reajuste salarial de 8% em 2016 e abono de R$3.500 reais; além de reajuste real de 1% nos vencimentos e demais verbas de 2017.

A proposta também contemplou aumento de 15% no vale alimentação, acréscimo de 10% no vale refeição e auxílio-creche. Em Alagoas, mais de 200 agências bancárias ficam sem funcionar. No Brasil, esse número cresce para 13 mil centros administrativos.

Para o Sindicato dos Bancários, a proposta não agradou completamente a categoria, mas, mesmo assim, é considerada satisfatória.

A greve completou 31 dias ontem e supera a de 2004, primeiro ano em que os bancários se uniram para negociar melhores condições para a categoria, segundo a Confederação Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). Antes de 2004, os funcionários de cada banco faziam suas paralisações separadamente