Presidente da Colômbia vence o Prêmio Nobel da Paz 2016
Sem favoritos, Nobel recebeu um número recorde de indicações: 376, incluindo 228 pessoas e 148 organizações
O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, venceu o Prêmio Nobel da Paz 2016, entregue nesta sexta-feira (7) em Oslo, na Noruega, por seus esforços na busca de um acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Ele e o líder da guerrilha, Rodrigo Londoño Echeverri - o Timochenko -, chegaram a liderar as apostas há até poucos dias, mas seu nome havia perdido força depois que a população do país disse "não" ao acordo em plebiscito realizada no último domingo (2).
O "fato de a maioria dos eleitores ter dito não ao acordo de paz não significa necessariamente que o processo de paz está morto", disse a presidente da Comitê Nobel norueguês, Kaci Kullmann Five. Santos é o 15º chefe de Estado a receber a premiação.
Numa edição sem claros favoritos, o Comitê do Nobel comunicou que recebeu um número recorde de indicações: 376, incluindo 228 pessoas e 148 organizações. Apesar do fracasso em colocar fim à guerra que afeta o país há mais de 50 anos, Santos venceu outros nomes de peso como a Defesa Civil Síria, conhecida pelo apelido de 'capacetes brancos', o papa Francisco e a chanceler alemã, Angela Merkel.
No ano passado, o prêmio foi entregue ao quarteto para o diálogo nacional tunisiano, composto por atores da sociedade civil, por salvar a transição democrática na Tunísia. Em 2014, a jovem paquistanesa Malala Yousafzai e o indiano Kailash Satyarthi dividiram a premiação por seu combate à opressão contra crianças e jovens e a defesa da educação para todos os menores de idade.
Semana de prêmios
Na segunda-feira (3), o japonês Yoshinori Ohsumi venceu o Nobel de Medicina, o primeiro da temporada. Na terça (4), os pesquisadores David J. Thouless, F. Duncan M. Haldane e J. Michael Kosterlitz ganharam o Nobel de Física. Na quarta (5), os pesquisadores Jean-Pierre Sauvage (França), Sir J. Fraser Stoddart (EUA) e Bernard L. Feringa (Holanda) dividiram o Prêmio Nobel de Química. Na segunda-feira (10) será entregue o prêmio em Economia. O Nobel de Literatura fecha a temporada em 13 de outubro. (Com informações de agências de notícias).
Últimas notícias
Criminosos recebem dinheiro pela série 'Tremembé'?
Vaquejada em Maragogi promete recorde de público na Costa dos Corais
Festividades de 101 anos movimentam economia local e lotam hotéis de Arapiraca
Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 7 milhões
Maceió retoma a vacinação contra a Influenza para todos os grupos prioritários
Cibele Moura pede apoio para aprovação de projeto em prol de mulheres grávidas em cursos
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
