Ventania chama atenção dos maceioenses e pode perdurar até o final de semana
Fenômeno é conhecido como ?Vento Nordeste? e pode dificultar a formação de nuvens no estado

Basta andar pelas ruas de Maceió para perceber. A ventania está presente em praticamente todos os locais da capital – desde os lugares mais movimentados até nas regiões menos povoadas. O caso pode até parecer curioso a primeira vista, mas é, segundo meteorologistas, um dos fenômenos mais comuns nesta época do ano.
Conhecido como “Vento Nordeste”, ele costuma ser registrado, principalmente, nos meses de outubro e novembro e não deve ser motivo de preocupação por parte da população em geral. Segundo Emanuel Teixeira, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a ventania costuma ser mais forte das 10h às 16h, com velocidade que variam entre 20 km/h até 50 km/h.
“A ventania pode permanecer até domingo, mas, a partir de sábado, começa a apaziguar. É uma ocorrência absolutamente normal do ponto de vista meteorológico. O que ocorre é a formação de sistemas de alta pressão próximos à costa litorânea”, explicou o especialista.
O “Vento Nordeste”, ao contrário do que muito possam pensar, não diz respeito à região Nordeste em si, e sim à direção e força do vento em dado momento no mapa brasileiro. O céu costuma ficar aberto e a formação de nuvens fica prejudicada. Apesar de não estar completamente relacionado ao aumento gradual da temperatura, é possível perceber, ao longo dos dias, temperaturas acima da média.
Na região do Sertão, por exemplo, a temperatura pode chegar aos 36º nesta sexta-feira (7) e, no Agreste, 33º. Já no Baixo São Francisco, o calor é mais “ameno” e a máxima pode chegar aos 31º. Em Maceió e Litoral, 31º e na Zona da Mata, 30º.
Últimas notícias
Homem é esfaqueado em rua do bairro Bom Sucesso, em Arapiraca

Prefeita Tia Júlia prestigia posse do secretário de Estado Júlio Cezar
MVV aumenta área de reserva preservada de caatinga para 770 campos de futebol
Operação em sucatas recupera quase 600kg de cabos de uso exclusivo da Equatorial em Arapiraca e Maceió
MST mantém ocupação de fazenda no Agreste de Alagoas

Casal de brasileiros posta vídeo sobre transtornos causados por apagão na Espanha
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
