Ventania chama atenção dos maceioenses e pode perdurar até o final de semana
Fenômeno é conhecido como ?Vento Nordeste? e pode dificultar a formação de nuvens no estado

Basta andar pelas ruas de Maceió para perceber. A ventania está presente em praticamente todos os locais da capital – desde os lugares mais movimentados até nas regiões menos povoadas. O caso pode até parecer curioso a primeira vista, mas é, segundo meteorologistas, um dos fenômenos mais comuns nesta época do ano.
Conhecido como “Vento Nordeste”, ele costuma ser registrado, principalmente, nos meses de outubro e novembro e não deve ser motivo de preocupação por parte da população em geral. Segundo Emanuel Teixeira, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a ventania costuma ser mais forte das 10h às 16h, com velocidade que variam entre 20 km/h até 50 km/h.
“A ventania pode permanecer até domingo, mas, a partir de sábado, começa a apaziguar. É uma ocorrência absolutamente normal do ponto de vista meteorológico. O que ocorre é a formação de sistemas de alta pressão próximos à costa litorânea”, explicou o especialista.
O “Vento Nordeste”, ao contrário do que muito possam pensar, não diz respeito à região Nordeste em si, e sim à direção e força do vento em dado momento no mapa brasileiro. O céu costuma ficar aberto e a formação de nuvens fica prejudicada. Apesar de não estar completamente relacionado ao aumento gradual da temperatura, é possível perceber, ao longo dos dias, temperaturas acima da média.
Na região do Sertão, por exemplo, a temperatura pode chegar aos 36º nesta sexta-feira (7) e, no Agreste, 33º. Já no Baixo São Francisco, o calor é mais “ameno” e a máxima pode chegar aos 31º. Em Maceió e Litoral, 31º e na Zona da Mata, 30º.
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
