Ventania chama atenção dos maceioenses e pode perdurar até o final de semana
Fenômeno é conhecido como ?Vento Nordeste? e pode dificultar a formação de nuvens no estado
Basta andar pelas ruas de Maceió para perceber. A ventania está presente em praticamente todos os locais da capital – desde os lugares mais movimentados até nas regiões menos povoadas. O caso pode até parecer curioso a primeira vista, mas é, segundo meteorologistas, um dos fenômenos mais comuns nesta época do ano.
Conhecido como “Vento Nordeste”, ele costuma ser registrado, principalmente, nos meses de outubro e novembro e não deve ser motivo de preocupação por parte da população em geral. Segundo Emanuel Teixeira, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a ventania costuma ser mais forte das 10h às 16h, com velocidade que variam entre 20 km/h até 50 km/h.
“A ventania pode permanecer até domingo, mas, a partir de sábado, começa a apaziguar. É uma ocorrência absolutamente normal do ponto de vista meteorológico. O que ocorre é a formação de sistemas de alta pressão próximos à costa litorânea”, explicou o especialista.
O “Vento Nordeste”, ao contrário do que muito possam pensar, não diz respeito à região Nordeste em si, e sim à direção e força do vento em dado momento no mapa brasileiro. O céu costuma ficar aberto e a formação de nuvens fica prejudicada. Apesar de não estar completamente relacionado ao aumento gradual da temperatura, é possível perceber, ao longo dos dias, temperaturas acima da média.
Na região do Sertão, por exemplo, a temperatura pode chegar aos 36º nesta sexta-feira (7) e, no Agreste, 33º. Já no Baixo São Francisco, o calor é mais “ameno” e a máxima pode chegar aos 31º. Em Maceió e Litoral, 31º e na Zona da Mata, 30º.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
