Ventania chama atenção dos maceioenses e pode perdurar até o final de semana
Fenômeno é conhecido como ?Vento Nordeste? e pode dificultar a formação de nuvens no estado
Basta andar pelas ruas de Maceió para perceber. A ventania está presente em praticamente todos os locais da capital – desde os lugares mais movimentados até nas regiões menos povoadas. O caso pode até parecer curioso a primeira vista, mas é, segundo meteorologistas, um dos fenômenos mais comuns nesta época do ano.
Conhecido como “Vento Nordeste”, ele costuma ser registrado, principalmente, nos meses de outubro e novembro e não deve ser motivo de preocupação por parte da população em geral. Segundo Emanuel Teixeira, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a ventania costuma ser mais forte das 10h às 16h, com velocidade que variam entre 20 km/h até 50 km/h.
“A ventania pode permanecer até domingo, mas, a partir de sábado, começa a apaziguar. É uma ocorrência absolutamente normal do ponto de vista meteorológico. O que ocorre é a formação de sistemas de alta pressão próximos à costa litorânea”, explicou o especialista.
O “Vento Nordeste”, ao contrário do que muito possam pensar, não diz respeito à região Nordeste em si, e sim à direção e força do vento em dado momento no mapa brasileiro. O céu costuma ficar aberto e a formação de nuvens fica prejudicada. Apesar de não estar completamente relacionado ao aumento gradual da temperatura, é possível perceber, ao longo dos dias, temperaturas acima da média.
Na região do Sertão, por exemplo, a temperatura pode chegar aos 36º nesta sexta-feira (7) e, no Agreste, 33º. Já no Baixo São Francisco, o calor é mais “ameno” e a máxima pode chegar aos 31º. Em Maceió e Litoral, 31º e na Zona da Mata, 30º.
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
