Editais da Fapeal beneficiam pesquisadores de Maceió e mais oito municípios
Resultados contemplam 78 cientistas, de sete instituições de ensino e pesquisa de todo o estado

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) divulgou nesta semana o resultado de dois editais, que disponibilizaram recursos estaduais para atender necessidades específicas da comunidade acadêmica local.
O edital de Auxílio à Pesquisa Universal (Nº4/2016) destinou R$ 800 mil para auxiliar uma quantidade significativa de doutores que, apesar de estarem vinculados a instituições de ensino superior de Alagoas, ainda não fazem parte de algum programa de pós-graduação stricto sensu (ou seja, mestrado e doutorado). Nesta situação, torna-se tecnicamente inviável para eles o acesso a recursos para pesquisas de agências federais.
Formatando o edital, a Fapeal também considerou que parcela considerável desses pesquisadores está desempenhando suas funções em instituições no interior do Estado. O resultado desejado é a fixação destes profissionais altamente qualificados em Alagoas, além de estimular a formação de novos grupos de pesquisas, que são a semente necessária à criação de novos cursos de pós-graduação.
O edital 4 aprovou 63 projetos de sete instituições: Universidade Federal de Alagoas (Ufal), nos campi de Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Penedo, Rio Largo e Viçosa; Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), nos campi de Arapiraca e Palmeira dos Índios; Instituto Federal de Alagoas (Ifal), nos campi de Maceió, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios, Penedo e Piranhas; Embrapa (unidade de Rio Largo). Projetos aprovados que serão desenvolvidos apenas na capital foram apresentados pela Universidade Estadual de Ciências Médicas (Uncisal) e pelos centros universitários Unit e Cesmac.
As políticas de fomento da Fapeal têm seguido em sintonia com as estratégias de desenvolvimento recomendadas pelo governador Renan Filho, por uma nova Alagoas”, explica Fábio Guedes, diretor-presidente da fundação.
Neste sentido, também foi destinado meio milhão em edital exclusivo para a Uneal (Edital nº10/2016). Ao todo foram aprovados 16 projetos. Nove deles serão executados nos Polos Agroalimentares de Arapiraca e Batalha. Dois deles estão sediados no campus de Palmeira dos Índios e um no campus de União dos Palmares. Os quatro restantes estão localizados no Campus I, em Arapiraca. Os editais foram financiados com recursos integralmente do Governo de Alagoas.
Últimas notícias

Jovem é flagrado pichando árvore e pista de caminhada em Palmeira dos Índios

Acusado de tráfico de drogas é preso no bairro Clima Bom, parte alta de Maceió

Petrobras terá que pagar R$ 36 milhões por danos ambientais

Homem é preso por porte irregular de arma de fogo no bairro Santos Dumont, em Maceió
PCdoB questiona na Justiça lei que cria dia em homenagem às vítimas do comunismo

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
