Editais da Fapeal beneficiam pesquisadores de Maceió e mais oito municípios
Resultados contemplam 78 cientistas, de sete instituições de ensino e pesquisa de todo o estado

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) divulgou nesta semana o resultado de dois editais, que disponibilizaram recursos estaduais para atender necessidades específicas da comunidade acadêmica local.
O edital de Auxílio à Pesquisa Universal (Nº4/2016) destinou R$ 800 mil para auxiliar uma quantidade significativa de doutores que, apesar de estarem vinculados a instituições de ensino superior de Alagoas, ainda não fazem parte de algum programa de pós-graduação stricto sensu (ou seja, mestrado e doutorado). Nesta situação, torna-se tecnicamente inviável para eles o acesso a recursos para pesquisas de agências federais.
Formatando o edital, a Fapeal também considerou que parcela considerável desses pesquisadores está desempenhando suas funções em instituições no interior do Estado. O resultado desejado é a fixação destes profissionais altamente qualificados em Alagoas, além de estimular a formação de novos grupos de pesquisas, que são a semente necessária à criação de novos cursos de pós-graduação.
O edital 4 aprovou 63 projetos de sete instituições: Universidade Federal de Alagoas (Ufal), nos campi de Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Penedo, Rio Largo e Viçosa; Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), nos campi de Arapiraca e Palmeira dos Índios; Instituto Federal de Alagoas (Ifal), nos campi de Maceió, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios, Penedo e Piranhas; Embrapa (unidade de Rio Largo). Projetos aprovados que serão desenvolvidos apenas na capital foram apresentados pela Universidade Estadual de Ciências Médicas (Uncisal) e pelos centros universitários Unit e Cesmac.
As políticas de fomento da Fapeal têm seguido em sintonia com as estratégias de desenvolvimento recomendadas pelo governador Renan Filho, por uma nova Alagoas”, explica Fábio Guedes, diretor-presidente da fundação.
Neste sentido, também foi destinado meio milhão em edital exclusivo para a Uneal (Edital nº10/2016). Ao todo foram aprovados 16 projetos. Nove deles serão executados nos Polos Agroalimentares de Arapiraca e Batalha. Dois deles estão sediados no campus de Palmeira dos Índios e um no campus de União dos Palmares. Os quatro restantes estão localizados no Campus I, em Arapiraca. Os editais foram financiados com recursos integralmente do Governo de Alagoas.
Últimas notícias

Homem bate recorde com abóbora de 721 quilos nos EUA

Streamer transmite parto ao vivo na Twitch e emociona 30 mil pessoas

Agressores de mulheres podem pagar conta do SUS por gastos com vítima em Maceió
Clayton Santos toma posse no Conselho de Comunicação da Câmara dos Deputados

Estrela conservadora em ascensão surpreende pela altura, reclama de bullying e diz que deseja ser premier britânico

MPAL cobra responsabilidade do CIGRES e alerta sobre riscos na gestão do aterro sanitário no Sertão
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
