Editais da Fapeal beneficiam pesquisadores de Maceió e mais oito municípios
Resultados contemplam 78 cientistas, de sete instituições de ensino e pesquisa de todo o estado
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) divulgou nesta semana o resultado de dois editais, que disponibilizaram recursos estaduais para atender necessidades específicas da comunidade acadêmica local.
O edital de Auxílio à Pesquisa Universal (Nº4/2016) destinou R$ 800 mil para auxiliar uma quantidade significativa de doutores que, apesar de estarem vinculados a instituições de ensino superior de Alagoas, ainda não fazem parte de algum programa de pós-graduação stricto sensu (ou seja, mestrado e doutorado). Nesta situação, torna-se tecnicamente inviável para eles o acesso a recursos para pesquisas de agências federais.
Formatando o edital, a Fapeal também considerou que parcela considerável desses pesquisadores está desempenhando suas funções em instituições no interior do Estado. O resultado desejado é a fixação destes profissionais altamente qualificados em Alagoas, além de estimular a formação de novos grupos de pesquisas, que são a semente necessária à criação de novos cursos de pós-graduação.
O edital 4 aprovou 63 projetos de sete instituições: Universidade Federal de Alagoas (Ufal), nos campi de Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Penedo, Rio Largo e Viçosa; Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), nos campi de Arapiraca e Palmeira dos Índios; Instituto Federal de Alagoas (Ifal), nos campi de Maceió, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios, Penedo e Piranhas; Embrapa (unidade de Rio Largo). Projetos aprovados que serão desenvolvidos apenas na capital foram apresentados pela Universidade Estadual de Ciências Médicas (Uncisal) e pelos centros universitários Unit e Cesmac.
As políticas de fomento da Fapeal têm seguido em sintonia com as estratégias de desenvolvimento recomendadas pelo governador Renan Filho, por uma nova Alagoas”, explica Fábio Guedes, diretor-presidente da fundação.
Neste sentido, também foi destinado meio milhão em edital exclusivo para a Uneal (Edital nº10/2016). Ao todo foram aprovados 16 projetos. Nove deles serão executados nos Polos Agroalimentares de Arapiraca e Batalha. Dois deles estão sediados no campus de Palmeira dos Índios e um no campus de União dos Palmares. Os quatro restantes estão localizados no Campus I, em Arapiraca. Os editais foram financiados com recursos integralmente do Governo de Alagoas.
Últimas notícias
Mulher invade residência ao ser agredida pelo marido em Rio Largo
Homem é preso por agredir e ameaçar esposa por causa de discussão sobre enterro em Craíbas
Homem é preso por posse ilegal de arma de fogo no município de Igaci
Suspeito de participar do tráfico de drogas em Maceió é morto na Cidade Universitária
Carreta colide com oito veículos e deixa cerca de 10 feridos em Santa Catarina
Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
