Geral

Editais da Fapeal beneficiam pesquisadores de Maceió e mais oito municípios

Resultados contemplam 78 cientistas, de sete instituições de ensino e pesquisa de todo o estado

Por Agência Alagoas 07/10/2016 11h11
Editais da Fapeal beneficiam pesquisadores de Maceió e mais oito municípios
Editais da Fapeal beneficiam pesquisadores de Maceió e mais oito municípios - Foto: Ascom/Divulgação

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) divulgou nesta semana o resultado de dois editais, que disponibilizaram recursos estaduais para atender necessidades específicas da comunidade acadêmica local.

O edital de Auxílio à Pesquisa Universal (Nº4/2016) destinou R$ 800 mil para auxiliar uma quantidade significativa de doutores que, apesar de estarem vinculados a instituições de ensino superior de Alagoas, ainda não fazem parte de algum programa de pós-graduação stricto sensu (ou seja, mestrado e doutorado). Nesta situação, torna-se tecnicamente inviável para eles o acesso a recursos para pesquisas de agências federais.

Formatando o edital, a Fapeal também considerou que parcela considerável desses pesquisadores está desempenhando suas funções em instituições no interior do Estado. O resultado desejado é a fixação destes profissionais altamente qualificados em Alagoas, além de estimular a formação de novos grupos de pesquisas, que são a semente necessária à criação de novos cursos de pós-graduação.

O edital 4 aprovou 63 projetos de sete instituições: Universidade Federal de Alagoas (Ufal), nos campi de Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Penedo, Rio Largo e Viçosa; Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), nos campi de Arapiraca e Palmeira dos Índios; Instituto Federal de Alagoas (Ifal), nos campi de Maceió, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios, Penedo e Piranhas; Embrapa (unidade de Rio Largo). Projetos aprovados que serão desenvolvidos apenas na capital foram apresentados pela Universidade Estadual de Ciências Médicas (Uncisal) e pelos centros universitários Unit e Cesmac.

As políticas de fomento da Fapeal têm seguido em sintonia com as estratégias de desenvolvimento recomendadas pelo governador Renan Filho, por uma nova Alagoas”, explica Fábio Guedes, diretor-presidente da fundação.

Neste sentido, também foi destinado meio milhão em edital exclusivo para a Uneal (Edital nº10/2016). Ao todo foram aprovados 16 projetos. Nove deles serão executados nos Polos Agroalimentares de Arapiraca e Batalha. Dois deles estão sediados no campus de Palmeira dos Índios e um no campus de União dos Palmares. Os quatro restantes estão localizados no Campus I, em Arapiraca. Os editais foram financiados com recursos integralmente do Governo de Alagoas.