Região Metropolitana de Maceió

Estudantes ocupam campus do Ifal em protesto contra reforma no ensino médio

Por Redação com Sintietfal 10/10/2016 15h03
Estudantes ocupam campus do Ifal em protesto contra reforma no ensino médio
Estudantes ocupam campus do Ifal em protesto contra reforma no ensino médio - Foto: Divulgação

Estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Satuba, localizado na Região Metropolitana de Maceió, ocupam desde o ínicio da manhã desta segunda-feira (10), o prédio da instituição de ensino contra o congelamento de investimentos na educação e nos serviços públicos em todo o país.

A pauta principal do movimento é a luta contra a PEC 241, que está para ser votada essa semana no Congresso Nacional. “Não aceitaremos que os Institutos fiquem sem investimentos por 20 anos, por isso lutamos contra a PEC. Lutamos também contra a Reforma do Ensino Médio, o PLP 257 e todas as tentativas do Governo Temer de retirar direitos”, afirmou o vice-presidente do Grêmio do Câmpus Satuba, Winnycios Araújo.

Os estudantes utilizaram os instrumentos da banda de fanfarra para chamar a atenção e paralisar completamente o campus. Os servidores foram dispensados, os blocos estão fechados com correntes e cadeados e barracas estão montadas no pátio central. Os alunos pretendem fazer assembleias e manter constantes debates e atividades durante a ocupação. 

O campus Satuba possui 105 anos, oferece cursos médio integrado, subsequente e superior nas áreas de agropecuária, agroindústria e laticínios. Sem recursos, o Instituto pode reduzir a oferta de vagas, diminuir a qualidade do ensino e acabar com a residência e a assistência estudantil. “É uma luta de todos, afinal, são 20 anos de congelamento. Esperamos que os estudantes se mobilizem e façam outras ocupações pelo país para vencermos essa luta”, finalizou.