Instituto de Criminalística de Alagoas terá laboratório de DNA próprio até dezembro
O Instituto de Criminalística de Alagoas (IC) adquiriu em regime de comodato equipamentos para o Laboratório de DNA. O contrato foi assinado pelo perito-geral Manoel Melo nesta segunda-feira (10) e foi autorizado pelo governador Renan Filho, por meio de publicação no Diário Oficial (DO) no último dia 20 de setembro.
O contrato faz parte do programa SEED Program, da empresa Life Technologies, uma das maiores companhias do mundo na área de biotecnologia com sede na Califórnia, nos Estados Unidos, com filial no Brasil. Esse projeto buscar semear esse tipo de tecnologia em todos os países onde a empresa atua.
Segundo Melo, a perícia alagoana é o primeiro órgão público do país a assinar essa modalidade de contrato com a empresa. Ele explicou que se trata de uma prestação de serviço temporária, sem ônus financeiro para os cofres públicos, na qual a Perícia Oficial utilizará os equipamentos da Life Technologies, empresa que fornece com exclusividade esses equipamentos na América Latina.
“O exame de DNA é o método mais profícuo de identificação humana, sendo de extrema importância para a persecução penal, porque a perícia de natureza criminal tem como maior escopo auxiliar as investigações quanto à autoria dos crimes. Além disso, iremos alimentar o banco nacional de dados de perfil genéticos”, afirmou o perito.
A perita criminal Rosana Coutinho, chefe do Laboratório Forense, explicou que o contrato antecipa a chegada de um analisador genético de oito capilares, que permite a análise de oito amostras simultâneas, um conjunto de estação de trabalho para genotipagem e um conjunto de softwares com sistema proplex, para amplificação do DNA. Paralelamente a esse contrato temporário, estamos com outro processo para aquisição definitiva dos equipamentos, conforme projeto autorizado pelo Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg).
“Esse é um momento impar na história da perícia alagoana, que até então estava à margem de tecnologias nessa área e dependente de laboratórios de outros estados. A partir da chegada dos equipamentos poderemos solucionar os exames de confronto genéticos pendentes e dar à sociedade as respostas que ela tanto precisa”, explicou Rosana Coutinho.
Com a assinatura do contrato, os equipamentos serão importados da matriz da empresa que fica nos Estados Unidos e dentro de 40 dias estará chegando à sede do Laboratório Forense. Em dezembro será realizado o treinamento com os peritos oficiais para o inicio das atividades.
Últimas notícias
Governador em exercício visita Campus IV da Uneal em São Miguel dos Campos
TRE/AL suspende retirada de cartazes e materiais de manifestação política na Ufal
Polícia apreende armas de fogo e munições no bairro Canafístula, em Arapiraca
Jovem morre após cair de moto e ser atingida por caminhão no São Jorge
Concurso da Saúde de Alagoas terá provas em 1º de novembro; veja horários
Arapiraca vai investir em motos para fiscais combaterem descarte irregular de lixo
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
