Secretaria lança prêmio de Jornalismo Científico José Marques de Melo
Jornalistas e estudantes podem produzir reportagens sobre temas que envolvam Ciência e Tecnologia

Jornalistas e estudantes de jornalismo terão uma oportunidade de demonstrar seu talento em reportagens e coberturas sobre os temas que envolvem ciência e tecnologia e serem reconhecidos por isso. A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), o Maceió Shopping e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal) lançará no próximo dia 25 deste mês, no Maceió Shopping, o Prêmio de Jornalismo Científico José Marques de Melo.
O prêmio tem como propósito sensibilizar e fomentar a produção jornalística de trabalhos que retratem a importância da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) na sociedade e valorizar iniciativas nesta área. Essa sua primeira edição é composta por seis categorias: jornalismo impresso, rádio jornalismo, reportagem de TV, web jornalismo, estudante e uma categoria especial em comemoração aos 200 anos do Estado, a “reportagem especial do bicentenário de Alagoas”.
Para o secretário Pablo Viana, esse prêmio é mais um projeto da secretaria que visa a popularização da ciência no Estado, além de ser uma forma de apoiar, estimular e valorizar o profissional de comunicação que dissemina o desenvolvimento científico de Alagoas. “Junto com os nossos parceiros, buscamos potencializar o acesso da população aos conceitos fundamentais em relação ao desenvolvimento de CT&I no nosso Estado por meio da comunicação e, dessa forma, apoiar o trabalho do profissional de Jornalismo”, disse o secretário.
Durante a manhã dessa segunda-feira (10), um termo de cooperação técnica foi assinado, em qual estiveram presentes o diretor-presidente da Fapeal, Fábio Guedes, o superintendente do Maceió Shopping, Robson Rodas, e o presidente do Sindjornal, Flávio Miguel.
Segundo o diretor do sindicato, essa premiação é muito importante para a categoria e vem ampliar o calendário de premiações no Estado. “É fundamental iniciativas como essa para nossa categoria. Uma forma de divulgar o trabalho científico, valorizando o profissional de comunicação”, afirmou Flávio Miguel.
Para o diretor-presidente da Fapeal, o prêmio trará para sociedade alagoana mais conhecimento e informação sobre o que está sendo produzido de ciência no Estado. “É importante esse prêmio, porque ele publicizará as ações que o Estado vem desenvolvendo no cenário de CT&I”, destacou Fábio Guedes.
O superintendente do Maceió Shopping aproveitou a oportunidade para destacar a importância de apoiar eventos ligados à ciência e tecnologia. “Nós temos total interesse de apoiar iniciativas que envolvam ações de CT&I em Alagoas. Isso é um avanço para o Estado. Nós estamos sempre juntos”, ressaltou Robson Rodas.
Sobre o homenageado
Um dos ícones do Jornalismo e Comunicação no Brasil, José Marques de Melo, nasceu em Palmeira dos Índios (Alagoas), é jornalista, professor universitário, pesquisador científico e consultor acadêmico. Foi o primeiro Doutor em Jornalismo titulado por universidade brasileira (1973) e Docente-fundador da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo, sendo Titular da Cátedra Unesco de Comunicação para o Desenvolvimento Regional e diretor-responsável da Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. O homenageado é autor de dezenas de livros de jornalismo e comunicação que se tornaram referência para a área.
Últimas notícias

Dia das Crianças: Girau do Ponciano realiza mais uma edição do “Parque dos Sonhos” neste domingo (12)

Defensoria Pública atende moradores do Tabuleiro do Martins nesta quinta-feira (9)

Prefeito Allan de Jesus garante fardamento escolar para alunos da rede municipal

Festival de Música de Penedo homenageia Hermeto Pascoal

Prefeita participa de comemoração pelo dia dos agentes de saúde e de endemias em Novo Lino

Projeto Seis e Meia estreia em Penedo com shows de Edson Cordeiro e Elaine Kundera
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
