Central de Transplantes registra doação de múltiplos órgãos que beneficiará 5 pacientes

Nesta terça-feira (11), a Central de Transplantes de Alagoas conseguiu mais um feito raro: uma doação de múltiplos órgãos, beneficiando cinco pacientes de uma só vez.
A doação partiu de um paciente de 43 anos, internado no Hospital Geral do Estado (HGE), que teve morte encefálica e a família autorizou a doação. Com isso, foram retiradas as duas córneas, os dois rins – que foram doados para pacientes de Alagoas –, além do fígado, levado para Recife, em Pernambuco.
Para isso, a Central de Transplantes de Alagoas acionou a Força Aérea Brasileira (FAB), instituição responsável pelo transporte de órgãos humanos para doação. Durante a madrugada, o órgão captado partiu do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió, com destino à capital pernambucana, atendendo protocolo do Ministério da Saúde (MS).
“Essa é mais uma conquista que deve ser exaltada e servir de exemplo para a sociedade. Necessitamos aumentar o número de doadores e evidenciar a atitude dessa família alagoana, que mesmo na dor, autorizou o transplante de múltiplos órgãos, salvando a vida de cinco pessoas de uma única vez”, salientou a assistente social da Central de Transplantes de Alagoas, Lisieux Ferro.
Fila de espera
A assistente social da Central de Transplantes de Alagoas informou que existem muitos alagoanos aguardando na fila de transplantes por um órgão e que o índice de transplantes realizados no primeiro semestre deste ano foi baixo. “O transplante só pode ser feito quando a família autoriza. Mesmo que alguém informe que deseja ser doador de órgãos, ele deve comunicar a família, porque só os parentes até segundo grau podem autorizar o transplante”, afirmou.
Lisieux Ferro informou que, de janeiro a junho deste ano, foram somente três doadores de múltiplos órgãos. Entretanto, ainda de acordo com ela, “existem 265 pessoas esperando pelo transplante de coração, rins e córneas”, disse a técnica, ao enfatizar que o transplante representa a única esperança de vida àqueles que têm uma doença grave, cujo órgão está comprometido.
Últimas notícias
'Coruripe Arretado' aquece a economia do litoral Sul, destaca Secretário Marcos Beltrão

Carro pega fogo na Ponta Grossa após motorista estacionar veículo sobre brasas de fogueira

Motorista avança sinal vermelho e procova colisão em cruzamento próximo à Ladeira do Claudionor

Cinco pessoas ficam feridas em acidente na rodovia AL-115, em Igaci, na noite desta segunda (23)
![[Vídeo] Batalha de MCs no São João movimenta a cultura hip-hop arapiraquense](https://img.7segundos.com.br/0GK6wa9O8OknlRrOSgOiUvo0aeY=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/dueloes-dentro.jpeg)
[Vídeo] Batalha de MCs no São João movimenta a cultura hip-hop arapiraquense

Jacaré de grande porte é flagrado em condomínio na Barra Nova, em Marechal Deodoro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
