Campanha de Cícero Almeida enfrenta acusações de plágio e viraliza nas redes sociais
Ao comparar os vídeos de Maluf e Almeida é possível perceber uma recriação de ideias, só que em regiões diferentes
A equipe de Marketing do candidato Cícero Almeida (PMDB) é acusada de plagiar o material de campanha produzida pela equipe de Paulo Maluf, no Estado de São Paulo em eleições passadas. Um vídeo que viralizou nas redes sociais comprova a semelhança. Em algumas partes do vídeo da campanha de Almeida, divulgada pela mídia desde a última terça-feira (11), trechos e ritmos foram copiados na íntegra. Já em outras partes sofreram pequenas alterações.
Ao comparar as imagens dos vídeos de Maluf e Almeida, é possível perceber uma recriação das ideias, só que em regiões diferentes. O conceito da campanha utilizado por Maluf é o mesmo que o de Almeida, que é mostrar as obras feitas durante as gestões anteriores. O jingle da campanha é semelhante, apenas mudam-se os personagens. Na campanha de Maluf, o jingle é composto pela frase "Maluf que fez". Já a de Almeida "Foi Cícero que fez".
Ao tomar conhecimento do episódio, a assessoria de Almeida explicou que no mundo da propaganda é bastante comum a recriação de peças bem-sucedidas e alfinetou as campanhas criadas pelo adversário Rui Palmeira (PSDB).
Confira a nota íntegra:
No mundo da propaganda, a recriação de peças bem-sucedidas é uma constante. Clássicos são reutilizados com nova roupagem a todo o momento. Acontece assim em Maceió, no Brasil afora e em todo canto do planeta onde haja liberdade.
Numa eleição justa e democrática, como o cidadão exige, o debate sobre forma não deve jamais se sobrepujar a discussão sobre conteúdo e sobre a responsabilidade social de se informar o eleitor com a verdade.
E a verdade é que Cícero fez, é que Cícero faz e é que Cícero vai fazer muito mais por Maceió.
O mercado publicitário sabe que a propagada do candidato Rui Palmeira (PSDB) é uma colagem de plágios - com qualidade bem inferior - de campanhas do PT, entre elas, Fernando Haddad (2012) e Lula (2006). Campanhas, por sinal, investigadas pela Operação Lava-Jato. O conflito de ser um candidato tucano com marketing petista cabe ao próprio Rui explicar.
Antes de tentar criar um factoide para censurar a campanha de Cícero, o candidato Rui Palmeira deveria mostra o que fez. Se fez.
Veja abaixo o vídeo
Últimas notícias
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Entenda os pontos em negociação na retal final da COP30
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
