Eleições 2016

Campanha de Cícero Almeida enfrenta acusações de plágio e viraliza nas redes sociais

Ao comparar os vídeos de Maluf e Almeida é possível perceber uma recriação de ideias, só que em regiões diferentes

Por 7 Segundos 13/10/2016 17h05
Campanha de Cícero Almeida enfrenta acusações de plágio e viraliza nas redes sociais
- Foto: Reprodução/ Internet

A equipe de Marketing do candidato Cícero Almeida (PMDB) é acusada de plagiar o material de campanha produzida pela equipe de Paulo Maluf, no Estado de São Paulo em eleições passadas. Um vídeo que viralizou nas redes sociais comprova a semelhança. Em algumas partes do vídeo da campanha de Almeida, divulgada pela mídia desde a última terça-feira (11), trechos e ritmos foram copiados na íntegra. Já em outras partes sofreram pequenas alterações.

Ao comparar as imagens dos vídeos de Maluf e Almeida, é possível perceber uma recriação das ideias, só que em regiões diferentes. O conceito da campanha utilizado por Maluf é o mesmo que o de Almeida, que é mostrar as obras feitas durante as gestões anteriores. O jingle da campanha é semelhante, apenas mudam-se os personagens. Na campanha de Maluf, o jingle é composto pela frase "Maluf que fez". Já a de Almeida "Foi Cícero que fez". 

Ao tomar conhecimento do episódio, a assessoria de Almeida explicou que no mundo da propaganda é bastante comum a recriação de peças bem-sucedidas e alfinetou as campanhas criadas pelo adversário Rui Palmeira (PSDB).

Confira a nota íntegra:

No mundo da propaganda, a recriação de peças bem-sucedidas é uma constante. Clássicos são reutilizados com nova roupagem a todo o momento. Acontece assim em Maceió, no Brasil afora e em todo canto do planeta onde haja liberdade.

Numa eleição justa e democrática, como o cidadão exige, o debate sobre forma não deve jamais se sobrepujar a discussão sobre conteúdo e sobre a responsabilidade social de se informar o eleitor com a verdade.

E a verdade é que Cícero fez, é que Cícero faz e é que Cícero vai fazer muito mais por Maceió.

O mercado publicitário sabe que a propagada do candidato Rui Palmeira (PSDB) é uma colagem de plágios - com qualidade bem inferior - de campanhas do PT, entre elas, Fernando Haddad (2012) e Lula (2006). Campanhas, por sinal, investigadas pela Operação Lava-Jato. O conflito de ser um candidato tucano com marketing petista cabe ao próprio Rui explicar.

Antes de tentar criar um factoide para censurar a campanha de Cícero, o candidato Rui Palmeira deveria mostra o que fez. Se fez. 

Veja abaixo o vídeo