Renan diz que sistema político envelheceu e quer votar reforma em 9 de novembro
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou hoje (18) que pretende levar à votação no dia 9 de novembro a primeira parte de uma reforma política, incluindo mudanças nas coligações partidárias e a criação de cláusulas de barreira para restringir o acesso das legendas a assentos no parlamento.
“Conversei com o presidente da Câmara para que logo depois do segundo turno [das eleições municipais] nós possamos avançar na reforma política”, disse Renan. “Esse sistema político envelheceu, precisa ser substituído”, afirmou ele após confirmar a data em que pretende levar o assunto a plenário.
Renan defendeu que na mesma data sejam votadas outras propostas que ajudem a disciplinar a atividade política, entre elas a lei que prevê punições para abusos de poder. “Entendo que a oportunidade é conjugar ao mesmo tempo reforma política, combate à corrupção e lei de abuso de autoridade”.
O senador disse também ter pedido ao presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que coloque em discussão a modificação do voto proporcional para a eleição de deputados federais. “Esse sistema está carcomido”, afirmou Renan.
Últimas notícias
Decisão do presidente do Senado sobre sigilo de Lulinha é vitória para Alfredo Gaspar
Comunidade escolar recebe nova unidade do Gigantinho no Feitosa
Arthur Lira lança pré-candidatura ao Senado no dia 20 em Maceió em grande encontro com lideranças
Amigos Secretos: veja como funciona a nova ferramenta do Instagram
Mulher é presa após golpear filha com um facão em Arapiraca; ela estaria sob o efeito de drogas
PSB cobra reciprocidade do PT e pressiona por apoio a Alckmin
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
