Educação

Apenas 16% dos inscritos conseguem aprovação na 2ª fase do exame da OAB em AL

Comissão de Exame da seccional afirma que percentual está dentro dos parâmetros aceitáveis

Por 7 Segundos 20/10/2016 12h12
Apenas 16% dos inscritos conseguem aprovação na 2ª fase do exame da OAB em AL
Apenas 16% dos inscritos conseguem aprovação na 2ª fase do exame da OAB em AL - Foto: Divulgação

O número pode assustar, mas está dentro do percentual considerado “aceitável”, segundo a própria Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas. Apenas 16,7% dos inscritos conseguiram aprovação na segunda fase do exame da OAB em todo o estado, aplicado no dia 18 de setembro último.

Ao todo, 1.651 pessoas se inscreveram para realizar o teste no estado. Deste total, apenas 276 conseguiram a aprovação. O índice de reprovação, portanto, é de 83%. A impressão que fica é de que o número expresso não foi satisfatório, mas, segundo o presente da Comissão de Exame da seccional alagoana, o resultado pode parecer baixo, mas está dentro do esperado.

“O exame pode sofrer oscilações de uma prova para outra e nem sempre é dado um enfoque para o momento. A meu ver, é um percentual aceitável dentro de um parâmetro que engloba inúmeras variáveis”, falou Alexandre Marques, que também é professor universitário. 

Para ele, existem inúmeros fatores que levam para este resultado, desde aspectos sociais, até culturais e educacionais. “É muito fácil e cômodo criticar, mas estamos caminhando. O exame é uma espécie de concurso, mas você mesmo é o seu próprio concorrente, então é preciso estudo e dedicação”, pontuou.