2ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa acontece em novembro
Adeal realizará lançamento oficial da campanha amanhã (27), no Parque da Pecuária, em Maceió
A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) realiza, nesta quinta-feira, dia 27, às 10h, no Parque da Pecuária, o lançamento oficial da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2016 com uma vacinação simbólica de animais.
O evento, que contará com a presença do governador Renan Filho e do secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, além do presidente da Adeal, Rui Alves, será realizado na Associação dos Criadores de Alagoas (ACA). A vacinação obrigatória de bovinos e bubalinos ocorrerá no período de 1º a 30 de novembro.
A meta do órgão de defesa é vacinar 100% do rebanho alagoano que compreende mais de 1,1 milhão de animais. Deste total, pouco mais de 800 são bubalinos. Na etapa passada, realizada em maio, a cobertura vacinal foi de 97,4%.
O índice mínimo de cobertura vacinal exigido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é de 80%. Todos os 102 municípios ultrapassaram a meta mínima de referência.
Após o término da campanha, que ocorrerá no dia 30 de novembro, o criador tem até o dia 15 de dezembro para fazer a declaração da vacinação e atualizar os dados cadastrais.
Além de contar com mais de 80 escritórios da Adeal, o criador também tem a opção de fazer a declaração on line com a emissão do documento e da Guia de Trânsito Animal eletrônica (e-GTA) no próprio site da Adeal (www.adeal.al.gov.br).
De acordo com a Adeal, o criador que não fizer a vacinação e a declaração estará sujeito ao pagamento de multa e estará impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), sendo proibido de transitar e ou comercializar os animais.
Últimas notícias
Prazo para cadastro e recadastro do Vamu Escolar começa dia 2 de janeiro
Mulher sequestrada e torturada no Jacintinho morre no HGE; polícia apura execução por engano
Tapera completa 68 anos com programação festiva e Natal Luz
Emenda parlamentar de Cabo Bebeto garante continuidade da Equoterapia em Maceió
PGE recomenda veto integral a projeto que limita taxas de planos de saúde
Governo muda regras de ICMS e flexibiliza regime para atacadistas sucessores
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
