Segundo Tesouro Nacional, Alagoas avança em ranking e sai da situação de desequilíbrio fiscal

Alagoas avançou duas posições na classificação do rating fiscal das unidades federativas divulgada pelo Tesouro Nacional, saindo da nota D-, calculada em 2014, para a nota C- referente ao desempenho em 2016, o que faz com que o Estado fique fora da zona de desequilíbrio fiscal.
A nova classificação foi divulgada na última quinta-feira (20) por meio do Boletim de Finanças Públicas dos Entes Subnacionais e leva em consideração informações relacionadas à dívida dos estados, receitas, despesas e resultado primário. Além de Alagoas, apenas Mato Grosso do Sul e Paraná melhoraram suas avaliações, confira na tabela abaixo.
O secretário de Estado da Fazenda, George Santoro, ressalta que o resultado reflete o esforço desenvolvido desde 2015 para organizar as contas estaduais e garantir maiores condições de desenvolvimento e investimento para Alagoas.
“Iniciamos em 2015 na classificação D - o que indica que o Estado estava em absoluto desequilíbrio de suas contas, próximo da insolvência. Desde então, estamos arrumando a casa, aperfeiçoando nossa gestão orçamentária e financeira, corrigindo e atualizando nossa legislação tributária e modernizando nossos procedimentos de fiscalização para reverter a letargia na arrecadação e sair da difícil situação constatada inicialmente”, frisou.
Para melhoria da classificação, a gestão vem desenvolvendo, ao longo dos meses, a readequação dos gastos e colocando em prática iniciativas que ampliam os resultados das ações desenvolvidas pelo Governo, a exemplo da instituição da Conta Única do Tesouro e da adoção de procedimentos com o propósito de que os órgãos consigam reduzir seus custos, mas mesmo assim desenvolver suas gestões com mais eficiência de forma mais planejada.
Além disso, o Estado tem aperfeiçoado suas rotinas de fiscalização, contando com maior tecnologia e capacitação do corpo técnico para melhorar a arrecadação estadual no período de crise econômica, sendo um dos Estados que mais aumentou a arrecadação própria neste período.
Últimas notícias

Jovem é assassinado dentro de casa no município de Passo de Camaragibe

Cerca de mil quilos de queijo são apreendidos em laticínio clandestino no Sertão de AL

PF desarticula esquema de envio de drogas de SP para Arapiraca pelos Correios

Prefeito dá posse a novos diretores escolares e reforça compromisso com a excelência da educação em Coruripe

Mulher tem seios queimados com óleo quente pelo marido no Sertão de Alagoas; suspeito fugiu

Adolescente é apreendido com maconha no município de Taquarana
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
