TIM vai expandir 3G para mais 40 cidades alagoanas até dezembro
TIM passará a atender o total de 66 municípios alagoanos
Neste segundo semestre, 342 municípios da região Nordeste, ainda não cobertos com o 3G, serão beneficiados através do plano de investimentos da companhia para expansão da tecnologia. Em Alagoas, além da ampliação do sinal para as cidades de Monteirópolis e Cajueiro, realizada nos primeiros meses do ano, outros 40 municípios serão contemplados até dezembro. Com a expansão, a TIM passará a atender o total de 66 municípios alagoanos com 3G, atingindo cerca de 90% da população urbana do estado.
No Brasil, nos últimos 12 meses foi registrado um crescimento de quase 80% no tráfego de dados médio por usuário. Em Alagoas esse tráfego cresceu aproximadamente na mesma proporção. “O investimento em rede sempre foi uma prioridade da TIM. Estamos reforçando a qualidade de nossa infraestrutura de rede 3G alcançando mais 40 novas localidades, acompanhando o alto crescimento na demanda por dados pelos usuários", explica Ageu Guerra, gerente de Engenharia de Redes da TIM Norte e Nordeste.
Liderança no 4G
Aproximadamente 30% dos usuários de dados do Brasil utilizam a rede de quarta geração. Em Alagoas, o tráfego médio de dados por usuário nessa tecnologia cresceu mais de três vezes nos últimos 12 meses, o que representa hoje uma das maiores médias entre os principais estados do Nordeste.
Este ano, a TIM assumiu a liderança nacional no 4G (LTE), alcançando 579 cidades com a cobertura da tecnologia, o que corresponde a 64% da população urbana do país. Já em Alagoas cerca de 50% da população urbana dispõe dos serviços de quarta geração da operadora. Segundo dados de julho, divulgados pela Anatel, a companhia é líder na quantidade de acessos com tecnologia LTE (4G) no Estado, reunindo mais de 177 mil linhas ativas. Além da capital Maceió, Arapiraca também conta com o 4G da TIM, que permite altas velocidades de navegação na internet móvel, sem qualquer custo adicional nos pacotes de internet.
Apesar do diferencial oferecido pela rede de quarta geração, a TIM tem identificado que grande parte dos seus clientes continua trafegando na rede 3G, mesmo possuindo smartphone compatível com a rede LTE. Isso acontece porque alguns assinantes desconhecem a necessidade de migrar a linha para um chip adequado à tecnologia. E a troca é muito simples. Basta o cliente se dirigir a qualquer loja da TIM na sua cidade e solicitar a troca do seu chip. Com a troca, ele passará a experimentar, principalmente, uma considerável melhoria na experiência de uso da internet móvel da operadora.
“Para promover uma interação ainda mais ampla, a TIM vem realizando ações de aproximação com seu público. Temos procurado inovar o nosso portfólio de serviços e investido constantemente para a construção de uma rede móvel robusta e de qualidade, para oferecer uma maior satisfação aos nossos clientes”, conta Daniel Moreira, diretor de Vendas da TIM Nordeste.
A TIM em Alagoas
A TIM é líder em telefonia móvel em Alagoas, com 34,4% da fatia do mercado, e com mais de R$ 3,5 milhões de clientes, segundo dados de julho, da Anatel. A operadora esta presente em 76 municípios alagoanos. Atualmente, cerca de 70% da população urbana já usufrui dos serviços 3G da TIM e quase 50% da tecnologia de quarta geração.