Luciano Rezende (PPS) confirma 1º turno e é reeleito prefeito de Vitória

O prefeito de Vitória (ES), Luciano Santos Rezende (PPS), 54, confirmou neste domingo (30) a liderança na votação do primeiro turno e foi reeleito prefeito da capital capixaba. Ele bateu o apresentador de TV Amaro Neto, do Solidariedade. A eleição foi acirrada, com o atual prefeito atingindo 51% dos votos válidos, contra 49% do adversário.
Rezende recebeu no segundo turno os apoios do candidato derrotado do PMDB no primeiro turno, o deputado federal Lelo Coimbra, e da executiva estadual do PSDB.
No primeiro turno, o prefeito eleito teve o terceiro maior tempo no horário eleitoral entre os candidatos, com 2 minutos e 28 segundos. Já Amaro Neto contou com 2 minutos e 37 segundos. Lelo Coimbra, que ficou em terceiro no primeiro turno, tinha o maior tempo de exposição, de 3 minutos e 12 segundos.
A ampla coligação que elegeu Rezende teve 12 partidos: além do PPS, selaram apoio à candidatura ainda no primeiro turno PSB, PRB, PP, PV, PC do B, Rede, Pros, PHS, PSDC, PPL e PEN. Amaro Neto teve dez partidos alinhados à sua chapa, e Lelo Coimbra, sete. Os ex-presidenciáveis Marina Silva (Rede) e Aécio Neves (PSDB) foram até Vitória manifestar apoio a Luciano Rezende no segundo turno.
O prefeito reeleito
Luciano Rezende cumpriu de 1995 a 2008 três mandatos como vereador de Vitória. Em 2008, sofreu sua única derrota, ao ficar em terceiro lugar na disputa pela administração da cidade. Há quatro anos, bateu o tucano Luiz Paulo Vellozo Lucas, também no segundo escrutínio.
Antes de entrar na política, o atual prefeito, nascido em Cachoeiro do Itapemirim (ES), foi atleta de remo, sendo campeão brasileiro e sul-americano.
Na pesquisa Ibope divulgada em 15 de outubro, 36% do eleitorado avaliavam sua administração como ótima ou boa, e 42%, regular. O índice de ruim ou péssimo era de 20%.
Vitória é a capital menos populosa da região Sudeste, com cerca de 356 mil habitantes. Tem o 103º maior PIB per capita do Brasil, com cerca de R$ 64 mil por habitante. Seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), de 0,845, é o quarto maior do país e o segundo maior entre as capitais – perde apenas para Florianópolis (SC).
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
