Brasil

Professora divulga esquema de redação para o Enem e viraliza na internet

Por Redação 01/11/2016 15h03
Professora divulga esquema de redação para o Enem e viraliza na internet

Na reta final para as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2016, a professora de redação Tarsila Baylão, 27, resolveu usar as redes sociais para ajudar os candidatos do exame. Ela compartilhou um esquema gráfico no Facebook explicando a redação do Enem. O que ela não esperava era o sucesso da postagem. "Começaram a me ligar contando: 9.000, depois 20 mil, em seguida, 50 mil compartilhamentos. Um monte de gente começou a entrar em contato". O post conta, até agora, com mais de 90 mil compartilhamentos.

Nesta reta final, com a proximidade do exame, os candidatos procuram estudar não só pelos livros, mas também por vídeos e em páginas especializadas. A ideia da postagem partiu dos próprios alunos de Tarsila. "Eles comentaram que tinham dificuldade em assistir a aulas em vídeo, porque acabavam se desconcentrando. Pediram para eu compartilhar o resumo e aí foi um sucesso", explica. Em menos de uma semana, o post viralizou.

"Recebi muitas mensagens. Pessoas pedindo para eu corrigir redação, gente que eu não conheço falando que os cartões tinham ajudado nos estudos." Ela diz que não consegue mais dar conta de responder a todos os comentários, que passam de 17 mil.

Por isso resolveu criar a página Rabiscos da Aula (https://www.facebook.com/rabiscosdaaula/), na qual pretende compartilhar esquemas gráficos com dicas de português e redação. A página já tem mais de 7.000 curtidas. "Eu vi que isso faz diferença para muitas pessoas. A minha ideia é espalhar conhecimento, eu acho que a missão do professor é esta."