Alagoas

Após polêmica, Segurança Pública garante redução no número de crimes em AL

Dados, depois de retificados, confirmam que Maceió deixou de ser a capital mais violenta do país

Por Redação com assessoria 02/11/2016 12h12
Após polêmica, Segurança Pública garante redução no número de crimes em AL
Coronel Lima Junior - Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Segurança Pública reafirma a informação de que Alagoas foi o estado que mais reduziu os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no Brasil em 2015, conforme o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Os dados foram corretamente repassados pela SSP-AL ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública, responsável pela divulgação do Anuário. Se erro foi cometido, aconteceu fora da alçada da SSP/AL, quando da tabulação dos números.

Segundo a SSP/AL, o problema foi constatado e os dados devidamente corrigidos, como comprova a troca de informações online entre o Fórum, em Brasília, e o Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC) de Alagoas.

Correções feitas, Alagoas permanece como o estado líder na redução da criminalidade em todo o país, com -17,6% em relação ao ano anterior.

Os dados, depois de retificados, também confirmam que Maceió deixou de ser a capital mais violenta do país, mudando apenas duas posições no ranking: ao invés de ter caído do primeiro para o oitavo lugar, ficou em sexto.

Por meio de nota, a SSP/AL reafirma a confiança que merecem as informações do NEAC fielmente repassadas aos órgãos federais e periodicamente divulgadas aos meios de comunicação.