Santa Mônica faz apelo para conseguir novas doadoras de leite materno
Garantir o leite materno para todos os bebês internos na Unidade Neonatal da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) não está sendo possível devido à demanda reduzida de doadoras - em potencial às mães em fase de amamentação com excesso de leite. Mais uma vez a equipe do Banco de Leite faz um apelo às mães e aos pais, parentes e amigos, para conscientizar e incentivar a doação do excesso do leite.
Atualmente, a maternidade tem no estoque apenas 3,5 litros de leite materno, quantidade insuficiente para um dia de alimentação de todos os bebês internos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (Ucinco).
Com 28 bebês internos, seriam necessários 6,5 litros por dia. "Neste momento somos obrigados a fazer uma triagem e alimentar os bebês em situação mais crítica com leite materno e os demais com fórmulas industrializadas", explicou Andréa Pinheiro, coordenadora do Banco de Leite da Santa Mônica.
Para a coordenadora, a situação é lamentável, pois é fato que os bebês prematuros alimentados exclusivamente com leite materno se recuperam melhor e mais rapidamente. "Acompanhamos de perto a evolução. Salvamos vidas com o leite doado e exatamente por isso a equipe fica apreensiva com essa situação", destacou.
Andrea explicou que a maternidade vive uma fase diferenciada. Além do retorno do suporte do Corpo de Bombeiros na entrega e coleta de kits e leite materno na residência das doadoras, a Santa Mônica trabalha para o credenciamento da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), cuja premissa é garantir o leite materno para 100% dos bebês nascidos na unidade. "Nosso trabalho interno, junto aos servidores e pacientes é constante. Porém, por sermos uma maternidade de alto risco, algumas mães pacientes são impossibilitadas de amamentar ou doar o próprio leite, tornando a doação cada vez mais essencial", finalizou.
Serviço:
O Banco de Leite da Santa Mônica funciona 24 horas por dia para atendimento externo de mães com dificuldade de amamentar.
Para doar o excesso de leite a mulher precisa apresentar cópia dos exames de sangue realizados no pré-natal ou comparecer à maternidade para fazer esses mesmos exames.
Outras informações: (82) 3315.4434
Últimas notícias
Homem sofre tentativa de homicídio no Bosque das Arapiracas, em Arapiraca
Operação Batista: Polícia Militar cumpre mandados de busca e apreensão em Penedo
Veículo pega fogo e mobiliza bombeiros na Avenida Ceci Cunha em Arapiraca
Criança vê idoso comendo sozinho e decide agir; gesto comove a web
Mulher desaparecida há mais de 30 anos é encontrada viva nos EUA
Filhote de beija-flor cria laço com jornalista e cenas encantam a web
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
