Ministério Público Federal adere à campanha Novembro Azul e ilumina fachada
Iniciativa busca alertar para o combate ao câncer de próstata; Inca estima que, em 2016, haverá 61 mil casos no país
A sede do Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL) ganhou iluminação especial em referência à campanha “Novembro Azul”, que busca conscientizar a respeito do câncer de próstata, a segunda doença que mais mata homens em todo o mundo.
No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima em 61 mil novos casos só esse ano – cada vez, em pacientes mais jovens. Em Alagoas, neste ano, 2.160 novos casos de câncer serão diagnosticados, sendo 560 só de próstata.
Toque
O câncer de próstata pode ser detectado pelos exames de sangue (conhecido como PSA) e de toque. Com apenas um dos testes, a chance de falha no diagnóstico é de 20% no PSA e de 40% no exame de toque. Quando os dois são feitos ao mesmo tempo, o índice de falha cai para 8%.
A campanha de conscientização é promovida pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) em parceria com o Instituto Lado a Lado para orientar a população masculina sobre a importância do exame de toque retal e PSA para diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Precoce
O câncer de próstata é a neoplasia maligna mais comum entre os homens. Tem números superiores ao câncer de mama, o de maior incidência em mulheres. A detecção precoce é fundamental para seu tratamento, visto que nessa fase, 90% são curáveis. Em sua fase inicial não há sintomas, por isso, a ida anual ao urologista é essencial para o acompanhamento da glândula.
A SBU recomenda que o exame de toque retal deve ser feito a partir dos 50 anos para homens sem casos na família e aos 45 anos para homens com casos na família e negros.
A iluminação azul da fachada do prédio sede da Procuradoria da República pode ser conferida no Barro Duro, na capital Maceió.
Últimas notícias
Núcleo de Línguas Estrangeiras amplia vagas com novas turmas de inglês
Câmeras flagram motociclista tentando frear antes de colisão fatal em Arapiraca
Polícia Militar apreende armas, cocaína, maconha, crack e lança perfume
Dívida ligada ao tráfico pode ter motivado homicídio dentro de mercadinho em Maragogi
Irmãos são presos suspeitos de executar comerciante e roubar carga de frangos
Arsal aprova novas regras para concessão da Tarifa Social de Água e Esgoto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
