Usuários podem confeccionar Cartão SUS em plataforma online
Tão importante quanto o RG ou Certidão de Nascimento, o Cartão SUS é o passaporte para que qualquer cidadão brasileiro possa ser atendido em uma unidade pública de saúde.
Além da versão de papel, ele também pode ser baixado no smartphone ou tablet e, para facilitar o acesso dos alagoanos à ferramenta, o site da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) passa a contar, agora, com uma plataforma web que ensina os usuários como confeccioná-lo e baixá-lo.
Disponível na pasta Aplicativos, na parte inferior esquerda do portal, a plataforma explica o que é o Cartão SUS Digital, quais informações o usuário deve disponibilizar e orienta quando e como utilizá-lo.
A nova ferramenta foi disponibilizada no site da Sesau visando facilitar o acesso do Cartão SUS Digital aos usuários alagoanos, uma vez que, segundo o gerente de Tecnologia da Informação da Sesau, Eraldo Alves, atualmente, grande parte da população prefere dispor das informações no próprio celular, apenas por meio de um clique.
O Cartão SUS de papel, aquele que guardamos na carteira ou na bolsa, continua sendo válido em todas as unidades de saúde. No entanto, o usuário que preferir dispor do serviço no smartphone ou tablet pode baixá-lo na pasta de aplicativos do portal da Sesau, onde também há orientações para baixar o ‘Juntos pela Saúde’, que possibilita a denúncia de focos do Aedes aegypti, e o ‘Doe Mais’, onde o voluntário pode agendar a sua doação de sangue no Hemoal.
Eraldo Alves informou que o Cartão SUS Digital possui as mesmas informações da versão em papel e que, ao acessá-lo via smartphone ou tablet, o usuário pode visualizar o número do seu Cartão Nacional de Saúde.
Ainda de acordo com o gerente de Tecnologia da Informação da Sesau, a versão digital também disponibiliza diversas funcionalidades, como as sessões ‘Minha Saúde’, onde são disponibilizadas a avaliação nutricional, quais as alergias que o usuário possui, os medicamentos que faz uso regularmente e informações sobre o cartão vacinal.
Por meio da ferramenta digital, também são disponibilizados detalhes como os exames realizados e os resultados, além de detalhes da pressão arterial e glicose, bem como, informações sobre os contatos emergenciais de pessoas que podem ser acionadas caso ocorra alguma emergência.
O usuário também pode cadastrar os profissionais que cuidam da sua saúde, permitindo que eles tenham acesso a esses dados quando lhe atenderem novamente ou se necessitarem acompanhá-lo.
Como usá-lo
Ao chegar a uma unidade de saúde para ser atendido, o usuário deve acessar a versão digital no tablet ou smartphone, clicando no ícone do Cartão SUS, que estará na tela principal, identificado pela logomarca, que é igual ao cartão físico. No entanto, é importante portar um documento de identificação com foto e o documento continua sendo confeccionado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), por meio do RG, comprovante de residência e CPF.
Últimas notícias
Gustavo Feliciano assume Ministério do Turismo na próxima semana
Nikolas Ferreira reage à cassação de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
Justiça fiscal e proteção social: Governo de Alagoas reafirma compromisso com os mais pobres
Entidades do setor produtivo voltam a alertar para impacto do aumento de impostos em AL
MPAL, MPF e DPE exigem ações da Sesau para promover equidade racial na saúde
Rede pública de Alagoas terá monitoramento pós-parto com projeto de Cibele Moura
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
