População que se declara parda no Brasil praticamente se iguala à branca
45,1% da população se declarou parda em 2015, enquanto 45,2% disseram ser brancas
Pela primeira vez a população brasileira que se declara parda atingiu praticamente o mesmo nível daquela que diz ser branca no país.
É o que mostra a Pand (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada nesta sexta-feira (25) pelo IBGE, com dados de 2015.
De acordo com o instituto, 45,1% da população se declarou parda em 2015, enquanto 45,2% disseram ser brancas. Enquanto os pardos cresceram 0,1 ponto percentual em relação ao ano anterior, a população parda caiu 0,3 ponto percentual.
Na pesquisa, é perguntado ao entrevistado qual sua cor: branca, preta ou parda. A soma de pretos e pardos compõe a raça negra. A população autodeclarada preta respondeu por 8,9% dos entrevistados.
Historicamente, há uma autodeclaração baixa de negros no país. Na passagem de 2014 para 2015 não houve grandes alterações na composição das raças.
A série histórica, no entanto, mostra que brancos vêm em trajetória decrescente desde 2004. Em 2006, a soma de negros e partos superou a de brancos pela primeira vez.
Há aumento, ainda que ligeiro, na autodeclaração de negros ano a ano. O Brasil é o país com mais negros fora do continente africano no mundo. Estudiosos das questões raciais brasileiras atribuem o aumento gradativo da autodeclaração aos movimentos de afirmação dos negros e de combate ao preconceito no país.
A região nordeste é a que tem maior população autodeclarada preta (11%). No Norte, a maioria se declara parda (70,2%). No Sudeste, 52,9% declararam-se brancas, 9,7% pretas e 36,5%, pardas.
Últimas notícias
Hemoal leva equipe itinerante para captar sangue em Coruripe nesta quinta (16)
Leôncio, elefante-marinho morto em AL, é homenageado em mural do Biota
Hospital Regional de Palmeira dos Índios implanta especialidade em odontologia
Nascimento raro de 90 tartarugas-verdes é registrado no litoral de Alagoas
Fabio Costa reforça apoio a famílias de autistas e ultrapassa R$ 12 milhões em emendas destinadas
Alfredo Gaspar entrega relatório da CPMI do INSS ao STF com 216 indiciados
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
