Hemoal prorroga campanha e homenageia doadores de sangue com camisas
Ação visa formar estoque de sangue para atender demanda transfusional do fim de ano
Ainda sem dispor de um estoque de sangue estratégico para atender a demanda transfusional durante o mês de dezembro, quando ocorre o Natal e Réveillon, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) prorrogou, ate sexta-feira (2), a Campanha de Doação de Sangue do Fim de Ano. Durante a ação, os voluntários são homenageados com uma camisa confeccionada com o slogan “Doe Sangue e Compartilhe Vida”.
Para se candidatar à doação de sangue, segundo especifica portaria do Ministério da Saúde (MS), os voluntários devem estar bem alimentados, ter idade entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto. Para os menores e idade, é exigido que estejam acompanhados dos pais e/ou responsáveis formais.
Há impedimento, ainda de acordo com o Ministério da Saúde, para as pessoas que contraíram hepatite após os 11 anos, além de doença de Chagas, Aids e sífilis. Não é permitida a doação para as mulheres que estejam gestantes ou amamentando e, para repetir a doação de sangue, o órgão estipula um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres.
“Historicamente, durante o mês de dezembro, o consumo de sangue aumenta cerca de 30%, quando comparado com novembro, segundo o Centro de Processamento de Dados da Hemorrede. Por isso, temos que formar um estoque de sangue estratégico, que deve dispor de no mínimo 300 bolsas, para atuarmos no caso de uma emergência”, salientou a assistente social do Hemoal, Maria das Graças Padilha.
Onde doar
As doações de sangue podem ser realizadas na sede do Hemoal Trapiche, situada na Rua Dr. Jorge de Lima, próximo ao Estádio Rei Pelé. O órgão funciona das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados. Em Maceió as doações também podem ser realizadas no Hemoal Farol, situado no Hospital do Açúcar. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h.
Já no interior, é possível se candidatar à doação de sangue no Hemoar, que até a conclusão da reforma de sua sede, está funcionando no antigo Laboratório Municipal de Arapiraca, também situado na Rua Dr. Geraldo Barbosa, atrás do V Centro de Saúde, no Centro da cidade. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
