Cultura lamenta falecimento do ator e diretor de teatro Glauber Teixeira
O artista, entre os diversos trabalhos de destaque, foi um dos responsáveis pela direção de cena e de elenco do grandioso espetáculo Maceió
A comunidade cultural alagoana está de luto pelo falecimento do ator e diretor de teatro Glauber Teixeira. As primeiras informações dão conta de que ele morreu vítima de afogamento no Rio São Francisco. O artista, entre os diversos trabalhos de destaque, foi um dos responsáveis pela direção de cena e de elenco do grandioso espetáculo Maceió, Meu Xodó, comemorativo aos 200 anos da cidade e realizado pela Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), em dezembro de 2015.
De acordo com informações dos familiares do ator e diretor, Glauber teria passado o fim de semana na região de Delmiro Gouveia em passeio pelo rio. O corpo dele foi encontrado por pescadores no domingo (27) à tarde, mas a morte somente foi confirmada na noite da segunda-feira (28).
Para que possa ser velado e sepultado, ainda conforme a família, o corpo terá de passar por necrópsia no Instituto Médico Legal (IML) de Arapiraca. O sepultamento deverá ocorrer nesta quarta-feira, 30, no cemitério de São José, em Maceió, com horário a ser definido após a liberação e traslado do corpo até Maceió, onde ele morava.
“Glauber Teixeira tinha uma direção muito peculiar e uma relação muito boa com os artistas. Somos solidários à família neste momento. Revelamos nossa consternação e pesar com a perda do artista e amigo. A comunidade cultural está de luto”, lamenta o presidente da Fmac, Vinicius Palmeira.
O ator e diretor tinha uma vasta carreira e reconhecimento no meio artístico e teatral em Alagoas. Um de seus momentos mais importantes na cena local aconteceu com o espetáculo Maceió, Meu Xodó, apresentado no ano passado no estacionamento de Jaraguá e no início deste ano, no bairro do Benedito Bentes. Ele assinou a direção em parceria com David Farias e encantou milhares de pessoas ao reunir no palco mais de 400 artistas em celebração aos 200 anos da capital alagoana. A apresentação, idealizada pelo presidente da Fmac, Vinicius Palmeira, juntou à comemoração música erudita e popular, teatro, dança e manifestações da cultura popular.
Atualmente, Teixeira dirigia a peça “Sou mãe, vai encarar?”, com apresentação marcada para o próximo dia 3 de dezembro, em Arapiraca.
Audiência pública cancelada
Com a morte de Glauber Teixeira, somada à realização do Festival Brasileiro de Cinema de Penedo, a audiência pública para debater o Plano Municipal de Cultura de Maceió, que deveria acontecer nesta quarta-feira (30), foi adiada para data ainda a ser definida e divulgada pelo Conselho Municipal de Política Cultural.