Congresso colombiano aprova novo acordo de paz com as Farc
Com 130 votos a favor, Câmara aprovou o encerramento dos 52 anos de conflito armado
A Câmara dos Representantes da Colômbia referendou nesta quarta-feira (30), por maioria absoluta, o acordo de paz assinado no dia 24 de novembro entre o governo e as Farc que foi aprovado na terça (29), também de forma esmagadora no Senado.
Com 130 votos a favor, o plenário da câmara aprovou o segundo acordo feito pelas partes para encerrar os 52 anos de conflito armado e agora o caminho fica livre para proceder sua implementação.
"Gratidão com Congresso pelo histórico respaldo a esperança de paz dos colombianos", escreveu o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, em sua conta no Twitter.
A bancada do partido opositor Centro Democrático, liderado pelo ex-presidente Álvaro Uribe, se retirou da discussão no momento da votação.
Enquanto isso, o ministro do Interior, Juan Fernando Cristo, disse também pelo Twitter que com 130 votos a favor e nenhum contra, fica aprovado o novo acordo de paz com o que "está referendado e pronto para a implementação".
A aprovação no legislativo veio em meio a um acalorado debate onde a voz do governo, liderado pelo negociador-chefe, Humberto de la Calle, reiterou que ao novo acordo foram incorporados "o maior número possível de mudanças, 57 das 60 propostas".
O presidente Juan Manuel Santos, e o líder das Farc, Rodrigo Londoño, conhecido como "Timochenko", assinaram no dia 24 de novembro, no Teatro Colón, em Bogotá, o texto em discussão, onde foram incorporadas a maioria das propostas do "não", opção vencedora do referendo realizado no dia 2 de outubro, quando foi rejeitado o primeiro acordo.
Últimas notícias
MPAL denuncia empresário por receptação de material da Equatorial em Maceió
Colisão entre dois carros é registrada nas proximidades da Ufal, em Arapiraca
Bolsonaro não sabia que carta seria publicada por Flávio, diz defesa
Idoso fica preso sob carro após capotamento em estrada vicinal de Igaci
Rodrigo Cunha homenageia professor destaque do Maceió Abraça o Mundo
Comerciantes denunciam apreensão de mercadorias durante fiscalização
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
