HGE promove ação preventiva contra o pé diabético neste domingo (4)
O Hospital Geral do Estado (HGE) promove neste domingo (4), a segunda edição do Dezembro Verde Para o Pé Diabético. A ação é gratuita e vai ocorrer na Avenida Sílvio Vianna, no trecho fechado da Ponta Verde, no período das 8h às 12h.
Aferição de pressão, teste de glicose, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), atividades físicas e atendimentos com médicos vasculares estão entre as ações previstas no ato. O intuito, segundo o cirurgião vascular do HGE, Josué Medeiros, é prevenir contra infecções e problemas na circulação nos membros inferiores, que em caso avançado podem resultar em amputações e morte.
A primeira edição aconteceu ano passado e reuniu cerca de 500 pessoas. “Foi uma manhã inteira com médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e equipe de enfermagem envolvida, além de voluntários e outros profissionais que ajudam na organização. O resultado foi magnífico e ficou em nós a percepção de que devemos intensificar esse tipo de ação”, salientou o cirurgião vascular do HGE.
Josué Medeiros explicou que o chamado pé-diabético é um problema de saúde decorrente da diabetes. Ele é causado por uma ferida que não cicatriza e infecciona, tornando-se uma úlcera. “Os sintomas partem de micose, dormência, rachaduras no calcanhar, formigamentos e dores. Por isso é preciso inspecionar os pés todos os dias e, em caso de alguma irregularidade, procurar um médico”, recomendou.
Para o superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Rogério Barboza, a iniciativa do HGE em promover saúde fora do complexo hospitalar é um ganho para todos os alagoanos. “A população tem mais acesso a nossa equipe e esta descobre um universo que repercute no atendimento desempenhado no hospital”, avaliou. “Vale destacar que a prevenção é sempre o melhor remédio”, enfatizou.
Últimas notícias
Caminhada em apoio a Lula reúne multidão no Centro de Arapiraca
Célia Rocha lidera caminhada com milhares de apoiadores de Flávio Bolsonaro em Arapiraca
Corpo de homem é encontrado com corda amarrada ao corpo em praia de Alagoas
Homem morre e filho fica ferido a tiros no bairro João Paulo II, em Arapiraca
Homem é baleado após resistir à abordagem da polícia no Manoel Teles
Célia Rocha declara apoio a Flávio Bolsonaro no segundo turno
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
