HGE promove ação preventiva contra o pé diabético neste domingo (4)
O Hospital Geral do Estado (HGE) promove neste domingo (4), a segunda edição do Dezembro Verde Para o Pé Diabético. A ação é gratuita e vai ocorrer na Avenida Sílvio Vianna, no trecho fechado da Ponta Verde, no período das 8h às 12h.
Aferição de pressão, teste de glicose, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), atividades físicas e atendimentos com médicos vasculares estão entre as ações previstas no ato. O intuito, segundo o cirurgião vascular do HGE, Josué Medeiros, é prevenir contra infecções e problemas na circulação nos membros inferiores, que em caso avançado podem resultar em amputações e morte.
A primeira edição aconteceu ano passado e reuniu cerca de 500 pessoas. “Foi uma manhã inteira com médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e equipe de enfermagem envolvida, além de voluntários e outros profissionais que ajudam na organização. O resultado foi magnífico e ficou em nós a percepção de que devemos intensificar esse tipo de ação”, salientou o cirurgião vascular do HGE.
Josué Medeiros explicou que o chamado pé-diabético é um problema de saúde decorrente da diabetes. Ele é causado por uma ferida que não cicatriza e infecciona, tornando-se uma úlcera. “Os sintomas partem de micose, dormência, rachaduras no calcanhar, formigamentos e dores. Por isso é preciso inspecionar os pés todos os dias e, em caso de alguma irregularidade, procurar um médico”, recomendou.
Para o superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Rogério Barboza, a iniciativa do HGE em promover saúde fora do complexo hospitalar é um ganho para todos os alagoanos. “A população tem mais acesso a nossa equipe e esta descobre um universo que repercute no atendimento desempenhado no hospital”, avaliou. “Vale destacar que a prevenção é sempre o melhor remédio”, enfatizou.
Últimas notícias
Alemanha vai investir 1 bilhão de euros em fundo de florestas
Lula pode oficializar indicação de Messias ao STF nesta quinta
Estados e municípios têm R$ 1,9 bilhão de previdência no Banco Master
Após furacão Melissa, São Petersburgo anuncia envio de ajuda a Cuba
Luziápolis caminha para ser 100% pavimentada com apoio de Arthur Lira
Alunos de Maceió vivem experiência esportiva no Bear Games Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
