Alagoas é o estado com pior desempenho em todos os quesitos avaliados pelo Pisa
Dados revelaram que estudantes não dominam ou não compreendem Leitura, Matemática e Ciências

Os últimos dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), divulgados na manhã desta terça-feira (6), em todo o mundo, revelaram que Alagoas é o estado brasileiro com pior desempenho em todos os quesitos avaliados pelo exame. São eles: Leitura, Matemática e Ciências.
No Brasil, a prova fica sob responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e, quando aplicado, contou com a participação de 23.411 estudantes de 8741 escolas. Neste ano, participaram 70 países e as provas aconteceram em dois dias focando em alunos de 15 anos e 3 meses a 16 anos e 2 meses de idade, que estejam no mínimo cursando o 7º ano do Ensino Fundamental.
Na área da Leitura, Alagoas obteve 362 pontos. Em Matemática, 339 pontos e, em Ciências, 360 pontos. O estado do Espírito Santo liderou as áreas de Ciências e Leitura, e o Paraná, por sua vez, Matemática. No ranking geral, que considera a média entre os três quesitos, o Brasil obteve a mesma marca registrada em 2012: 407 pontos. O país ficou entre os últimos colocados. Em 2006, essa estatística era ainda pior: 393 pontos.
A Cingapura ficou no topo de todas as áreas avaliadas e obteve 556 em Ciências, 535 em Leitura e 564 em Matemática. Outras países que também se destacaram positivamente foram o Japão, Estônia, China, Finlândia, Canadá e Vietnã.
Dos 23.141 alunos brasileiros que foram avaliados no Pisa, somente 0,14% alcançou o nível 6, patamar mais alto da avaliação. Entre os países da OCDE, 1,11% dos estudantes estão neste nível que requer dos alunos fazer comparações múltiplas de maneira detalhada e precisa.
Últimas notícias

Três ocorrências de perturbação do sossego são registradas no Agreste de AL

1ª edição do Up Night Run reúne mais de 700 inscritos em Arapiraca em plena noite de sábado

Assalto à joalheria em Mata Grande termina com prisões e recuperação de bens

Alckmin destaca avanços com os EUA após conversa entre Lula e Trump

Kel Ferreti chora em vídeo após anúncio de nova denúncia no Fantástico: ‘Que Deus me proteja’

Prefeitura de Maceió participa da abertura da Maratona de Inovação da Nasa
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
