Educação

Alagoas é o estado com pior desempenho em todos os quesitos avaliados pelo Pisa

Dados revelaram que estudantes não dominam ou não compreendem Leitura, Matemática e Ciências

Por Redação com agências 06/12/2016 09h09
Alagoas é o estado com pior desempenho em todos os quesitos avaliados pelo Pisa

Os últimos dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), divulgados na manhã desta terça-feira (6), em todo o mundo, revelaram que Alagoas é o estado brasileiro com pior desempenho em todos os quesitos avaliados pelo exame. São eles: Leitura, Matemática e Ciências.

No Brasil, a prova fica sob responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e, quando aplicado, contou com a participação de 23.411 estudantes de 8741 escolas. Neste ano, participaram 70 países e as provas aconteceram em dois dias focando em alunos de 15 anos e 3 meses a 16 anos e 2 meses de idade, que estejam no mínimo cursando o 7º ano do Ensino Fundamental. 

Na área da Leitura, Alagoas obteve 362 pontos. Em Matemática, 339 pontos e, em Ciências, 360 pontos. O estado do Espírito Santo liderou as áreas de Ciências e Leitura, e o Paraná, por sua vez, Matemática. No ranking geral, que considera a média entre os três quesitos, o Brasil obteve a mesma marca registrada em 2012: 407 pontos. O país ficou entre os últimos colocados. Em 2006, essa estatística era ainda pior: 393 pontos. 

A Cingapura ficou no topo de todas as áreas avaliadas e obteve 556 em Ciências, 535 em Leitura e 564 em Matemática. Outras países que também se destacaram positivamente foram o Japão, Estônia, China, Finlândia, Canadá e Vietnã.

Dos 23.141 alunos brasileiros que foram avaliados no Pisa, somente 0,14% alcançou o nível 6, patamar mais alto da avaliação. Entre os países da OCDE, 1,11% dos estudantes estão neste nível que requer dos alunos fazer comparações múltiplas de maneira detalhada e precisa.