Alagoas

Atraso de repasses do Governo de AL pode deixar servidores de hospitais sem o 13º salário

Segundo sindicato, hospitais não têm recursos para efetuar o pagamento da gratificação natalina porque o Estado não realiza repasse de recursos em dia

Por Redação com assessoria 09/12/2016 16h04
Atraso de repasses do Governo de AL pode deixar servidores de hospitais sem o 13º salário

Na próxima segunda-feira (12), às 9h, o Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT/AL) realizará uma audiência com representantes de hospitais de Alagoas para evitar que centenas de trabalhadores fiquem sem receber o 13º salário. A categoria alega que não tem condições de efetuar o pagamento da gratificação natalina de seus empregados porque o Estado não realiza o repasse de recursos, provenientes do Sistema Único de Saúde, em tempo hábil.

A secretária de Saúde do Estado, Rosângela Wyszomirska e o secretário da Fazenda, George Santoro, foram notificados a darem explicações sobre o atraso nos repasses. Segundo o Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Alagoas (Sindhospital), os recursos deixaram de ser repassados desde o mês de setembro.

O estado já havia sido notificado a prestar explicações sobre atraso de recursos destinados ao Hospital do Açúcar. Durante audiências realizadas com o MPT desde o primeiro semestre deste ano, o hospital alegou que não consegue manter a folha de pagamento de trabalhadores e fornecedores porque recebe os repasses com atraso.

Devem participar da audiência, além do Sindhospital, o Sateal (Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas), Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde, Sindicato dos Enfermeiros (Sineal), Sindicato dos Técnicos, Citotécnicos e Auxiliares de Laboratório de Análises Clínicas e Médicas (Sintecal) e Sindicato dos Técnicos em Radiologia e Auxiliares (Sintrae/AL).