Alagoas

Moradores de Capela denunciam que estão há 20 dias sem água nas torneiras

Casal informa que o fornecimento está comprometido devido ao baixo nível da barragem que abastece o município

Por Giulianna Albuquerque 12/12/2016 18h06
Moradores de Capela denunciam que estão há 20 dias sem água nas torneiras

Moradores do município de Capela, localizado na Zona da Mata alagoana, denunciam que estão sem água nas torneiras há quase 20 dias. Segundo um morador, que preferiu não se identificar, a comunidade utiliza água de um chafariz e de uma nascente para realizar as tarefas do dia a dia. A denúncia foi feita por meio das redes sociais do Portal 7 Segundos.

O morador conta que se vira como pode. "O pessoal pega água de um chafariz, e também de uma nascente para usar nos banheiros. A água do chafariz é utilizada para cozinhar e beber. Já a da nascente, a população pega para utilizar nos banheiros ou coisas do tipo", informou. Além disso, o internauta relata que a água fornecida pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) não é devidamente tratada. "É uma água barrenta, de coloração avermelhada, não límpida", declarou.

A equipe do Portal 7 Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Casal que informou que o abastecimento de Capela está comprometido devido ao baixo nível da barragem que abastece o município. Além disso, a companhia declarou que o último dia em que houve abastecimento d'água foi na última quinta-feira (8), porém como o abastecimento só durou cerca de 9h, somente atendeu à parte baixa da cidade. 

Por outro lado, nas últimas semanas, além do baixo nível da barragem, um vazamento no paredão dessa mesma barragem causou a suspensão no fornecimento de água. A Casal informou que retirou o vazamento. Neste fim de semana, outro vazamento no mesmo paredão foi identificado. A Companhia já tomou providências e informou que ele será consertado entre hoje (12) e amanhã (13).

A Casal alega que a falta d'água é causada pelo prolongado período de estiagem na bacia hidrográfica e que para garantir o fornecimento de água do município é necessário que o nível de água da barragem aumente. Para amenizar a situação, a Companhia informou que vai enviar um carro-pipa para atender os moradores ainda nesta segunda (12). O carro-pipa ficará no município por tempo indeterminado.

Com relação ao tratamento da água, a Casal informou que durante o verão, o nível de turbidez da água é mínimo, ou seja, a cor avermelhada raramente ocorre. Mesmo assim, a Companhia declarou já está em fase de licitação de uma empresa para fazer melhorias na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Capela. As obras devem ser iniciadas no mês de janeiro.