Moradores de Capela denunciam que estão há 20 dias sem água nas torneiras
Casal informa que o fornecimento está comprometido devido ao baixo nível da barragem que abastece o município
Moradores do município de Capela, localizado na Zona da Mata alagoana, denunciam que estão sem água nas torneiras há quase 20 dias. Segundo um morador, que preferiu não se identificar, a comunidade utiliza água de um chafariz e de uma nascente para realizar as tarefas do dia a dia. A denúncia foi feita por meio das redes sociais do Portal 7 Segundos.
O morador conta que se vira como pode. "O pessoal pega água de um chafariz, e também de uma nascente para usar nos banheiros. A água do chafariz é utilizada para cozinhar e beber. Já a da nascente, a população pega para utilizar nos banheiros ou coisas do tipo", informou. Além disso, o internauta relata que a água fornecida pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) não é devidamente tratada. "É uma água barrenta, de coloração avermelhada, não límpida", declarou.
A equipe do Portal 7 Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Casal que informou que o abastecimento de Capela está comprometido devido ao baixo nível da barragem que abastece o município. Além disso, a companhia declarou que o último dia em que houve abastecimento d'água foi na última quinta-feira (8), porém como o abastecimento só durou cerca de 9h, somente atendeu à parte baixa da cidade.
Por outro lado, nas últimas semanas, além do baixo nível da barragem, um vazamento no paredão dessa mesma barragem causou a suspensão no fornecimento de água. A Casal informou que retirou o vazamento. Neste fim de semana, outro vazamento no mesmo paredão foi identificado. A Companhia já tomou providências e informou que ele será consertado entre hoje (12) e amanhã (13).
A Casal alega que a falta d'água é causada pelo prolongado período de estiagem na bacia hidrográfica e que para garantir o fornecimento de água do município é necessário que o nível de água da barragem aumente. Para amenizar a situação, a Companhia informou que vai enviar um carro-pipa para atender os moradores ainda nesta segunda (12). O carro-pipa ficará no município por tempo indeterminado.
Com relação ao tratamento da água, a Casal informou que durante o verão, o nível de turbidez da água é mínimo, ou seja, a cor avermelhada raramente ocorre. Mesmo assim, a Companhia declarou já está em fase de licitação de uma empresa para fazer melhorias na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Capela. As obras devem ser iniciadas no mês de janeiro.
Últimas notícias
Pela primeira vez Maceió recebe Copa de Handebol Master Paraíso das Águas
Alagoas gera 11.110 empregos com carteira assinada em setembro de 2026
Comandante-geral destaca resposta rápida da PM em casos de feminicídio e estupro em AL
Educação que recomeça: Igaci transforma vidas com turma da EJAI no Caps
Polícia realiza mais um dia de buscas por quatro desaparecidos na Lagoa Mundaú
Prefeitura anuncia Dia D de vacinação antirrábica em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
