Semarh defende uso consciente da água devido à estiagem no Semiárido
Secretário Alexandre Ayres destacou os programas hídricos executados pelo Governo de Alagoas
O Comitê Integrado de Combate à Seca, formado por 13 integrantes das esferas do Estado, municípios e Governo Federal, se reuniu na manhã desta segunda-feira (12) para discutir um planejamento macro para a convivência com a estiagem na região do Agreste e Sertão.
Representando a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o secretário Alexandre Ayres ressaltou que o atual cenário causa preocupações, e a população precisa ser conscientizada para evitar o desperdício de água.
"O Governo de Alagoas vem atuando para planejar o uso da água de forma racional. Queremos incentivar à população para evitar o desperdício da água, principalmente nas regiões em que a estiagem é predominante", avaliou o secretário.
Em um segundo momento, Alexandre Ayres fez ressalvas ao trabalho desenvolvido pela Semarh, que em um ano e onze meses beneficiou mais de 100 mil pessoas nas regiões alagoanas.
"Quatro programas hídricos estão em execução: Água Doce, Água Para Todos, Perfuração de Poços e Recuperação de Nascentes. Além de beneficiar mais de 100 mil pessoas, os programas também contribuem efetivamente para a convivência com a seca", contextualizou Alexandre.
Monitor da seca
A Sala de Alerta da Semarh apresentou um panorama do clima para as regiões que estão vivenciando o fenômeno da estiagem. Segundo o meteorologista da Semarh, Vinicius Nunes Pinho, as tendências climáticas não apontam para uma realidade tão diferente da atual.
"As chuvas para o início do ano, conhecidas como as trovoadas de janeiro, não serão suficientes para repor o déficit de água na região do Semiárido", informou o durante a apresentação. Vinicius explicou ainda que o ideal seria que Alagoas tivesse um inverno com chuvas acima da razoabilidade.
Além da Semarh, a Defesa Civil, que preside o Comitê da Seca; a Secretaria de Estado da Agricultura; Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra); Assistência e Desenvolvimento Social (Seades); Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal); Conab; Fetag-AL; Ministério de Minas e Energia; Associação dos Municípios Alagoanos (AMA); Banco do Nordeste, Banco do Brasil; Casal; e Codevasf participam do comitê.
Últimas notícias
Núcleo de Línguas Estrangeiras amplia vagas com novas turmas de inglês
Câmeras flagram motociclista tentando frear antes de colisão fatal em Arapiraca
Polícia Militar apreende armas, cocaína, maconha, crack e lança perfume
Dívida ligada ao tráfico pode ter motivado homicídio dentro de mercadinho em Maragogi
Irmãos são presos suspeitos de executar comerciante e roubar carga de frangos
Arsal aprova novas regras para concessão da Tarifa Social de Água e Esgoto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
