Secretaria de Saúde de Alagoas lança Portal do Cidadão do SUS
Portal vai promover o aperfeiçoamento em cidadania na gestão da Saúde, com participação social

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) lançará, nesta sexta-feira (16), às 9h, no auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, o Portal do Cidadão. A nova ferramenta é o Portal da Transparência do Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas e vai promover o aperfeiçoamento em cidadania na gestão da Saúde, com participação social, assegurando os direitos do cidadão.
A assessora técnica da Transparência da Sesau, Rita Bitencourt, explica que o Portal do Cidadão é uma iniciativa da Transparência da Sesau e da Controladoria-Geral do Estado de Alagoas (CGE) que vai oferecer maiores informações dos atos administrativos e contribuir para o aumento do controle, visando passar conteúdos da saúde de interesse social de forma simples e mais compreensível, alcançando assim o entendimento de mais pessoas.
“Nosso intuito é levar para o cidadão informações básicas que podem dar uma melhor qualidade de vida, como prevenção ao câncer de pele, a importância de ser um doador de sangue e de órgãos e tecidos, entre outros. É fazer uma saúde com transparência e, acima de tudo, com responsabilidade”, destacou Rita Bitencourt.
O portal conterá informações sobre gastos com funcionários, incluindo salários, gratificações e diárias, além de dicas para todos os públicos em geral. Um dos destaques é o Mapa da Saúde de Alagoas, onde será possível conhecer mais sobre os serviços em funcionamento que são distribuídos por Regiões de Saúde e Municípios. No Mapa estarão listados a localização e o contato dos Ambulatórios 24 horas, Unidades de Pronto Atendimento – UPAs, Hospitais Públicos, Bases do Samu, Centros de Atenção Psicossocial, CAPS e outros.
O portal disponibilizará situações mais comuns para melhor instruir o cidadão sobre técnica e ações que podem ser realizadas na hora dos primeiros-socorros. Além disso, o cidadão poderá ver o estoque do Hemoal Maceió dividido por tipo sanguíneo e classificações, tais como: Estoque Crítico, Estoque Mínimo, Estoque Adequado e Estoque Seguro. Segundo Alan Duarte, assessor técnico do setor de Transparência, os estoques serão atualizados de segunda a sexta-feira, com exceção dos feriados.
Também conterá uma área para Assistência Farmacêutica, cuja finalidade será de contribuir para o acesso aos medicamentos e produtos para a saúde, promovendo seu uso racional, a descentralização e o fortalecimento da gestão da Assistência Farmacêutica em Alagoas, como o passo a passo para recebimento do medicamento, guias de orientação, medicamentos de A a Z e agendamento.
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
