Projeto prevê monitoramento via satélite das lagoas Mundaú e Manguaba

Professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e técnicos da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) desenvolveram um projeto que visa fazer o monitoramento das Lagoas Mundaú e Maguaba, via satélite. A apresentação foi feita, pela equipe responsável, aos técnicos do Instituto do Meio Ambiente.
De autoria do pesquisador Carlos Ruberto Fragoso, do Centro de Tecnologia da Ufal, o projeto vai fazer um diagnóstico da situação das Lagoas Mundaú e Manguaba, no que diz respeito a todos os parâmetros ambientais dos dois corpos hídricos.
“O objetivo é reunir condições de informações possíveis do Complexo Lagunar que possibilitem as autoridades do Estado de Alagoas, a fazer intervenções nas lagoas com conhecimentos adequados”, assegura o professor Ruberto Fragoso.
De acordo com o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, a ação do projeto nas Lagoas vai possibilitar, inclusive, a implantação de projetos do Parque Aquícola.
“Esse projeto vai possibilitar ainda resgatar a produção do sururu em Alagoas e incrementar a produção do pescado”, comemora o secretário Álvaro Vasconcelos. Segundo ele, será uma radiografia das lagoas e ainda identificar os canais para o transporte fluvial no complexo lagunar.
Gustavo Lopes, diretor-presidente do IMA, destaca a importância do projeto para Alagoas e que o Instituto do Meio Ambiente está à disposição para colaborar com essa iniciativa.
“É muito interessante porque é o tipo de iniciativa que pode ser expandido para outros locais, gerar conhecimentos específicos de áreas importantes, como é o caso das nossas lagoas, e com um baixo custo”, afirma o presidente do IMA.
Gustavo Lopes acrescenta ainda que há inclusive a possibilidade de juntarmos com o monitoramento, que é feito semanalmente das condições das praias e que geram os relatórios de balneabilidade.
Últimas notícias

Mulher tenta furtar loja no Centro de Arapiraca, mas é impedida por populares

Mulher é agredida pelo irmão enquanto amamenta bebê em Colônia Leopoldina

Motociclista morre após grave acidente com caminhão na BR-104, em Murici

Mulher é morta a facadas pelo companheiro em Arapiraca; suspeito está foragido

Idoso de 72 anos agride esposa com cabo de vassoura e foge em Arapiraca

Homem é ferido no pescoço com garrafa durante briga com companheira no Benedito Bentes
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
