Unidades de Saúde estarão de prontidão para atender durante período natalino
Escalas de plantão serão mantidas, com algumas áreas que receberão reforço durante as festas natalinas e de final de ano

As comemorações de Natal vão até domingo (25), mas a partir desta sexta-feira (23), quando começam as festas, as unidades mantidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) funcionarão com o seu pessoal, para garantir total assistência à população. O Hospital Geral do Estado, nos Ambulatórios 24 horas e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que prestam serviços essenciais, a assistência irá ocorrer normalmente.
O Hospital Geral do Estado (HGE), referência em urgência e emergência em Alagoas, as escalas de plantão serão mantidas, com algumas áreas que receberão reforço durante as festas natalinas e de final de ano. O atendimento nas portas de entrada – área azul, vermelha e pediatria – permanece 24h. Os horários de visitas também continuam sem alterações previstas, por volta das 15h, a depender da movimentação do setor a ser visitado.
Assim como a troca de acompanhantes. “Mas vale ressaltar que o HGE é um hospital de urgência e emergência, destino para casos mais graves. Dores de cabeça, diarreias, cólicas, escoriações e pequenas suturas podem ser tratadas nos Ambulatórios 24 Horas Denilma Bulhões (Benedito Bentes), Noélia Lessa (Levada), Assis Chateaubriand (Tabuleiro do Martins), João Fireman (Jacintinho) e Dom Miguel Câmara (Chã da Jaqueira) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) que funcionam no Trapiche e Benedito Bentes”, afirmou o gerente do HGE, Carlos Alberto Gomes.
O gerente do HGE, Carlos Alberto Gomes, alerta a população sobre o risco de dirigir após ingestão de álcool e pede menos exageros na comemoração. “A saúde é um bem precioso, sendo assim é preciso evitar práticas que a prejudique. Dirigir alcoolizado, ingerir alimentos e bebidas não recomendados e realizar ações que ponham seu corpo em risco são condutas que devem ser sempre combatidas”, destacou.
Samu
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) irá funcionar normalmente, plantão 24 horas, em Maceió e Arapiraca e nas 35 bases descentralizadas, no interior do Estado, além das duas que funcionam na capital alagoana: Serraria e Trapiche.
O serviço funciona com várias equipes de profissionais: médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, condutores socorristas, motossocorristas e os técnicos auxiliares de regulação médica (TARMs), estes últimos responsáveis pelo recebimento das ligações telefônicas. O Samu atende às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica, psiquiátrica, entre outras.
Quando o Samu deve ser acionado?
Na ocorrência de acidente de automóvel, moto ou bicicleta; na ocorrência de espancamento; em caso de tentativa de suicídio; na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios; em casos de trauma, intoxicação ou queimaduras; na ocorrência de quadros infecciosos; em trabalhos de parto; em crises hipertensivas (pressão alta); em casos de hipoglicemia (baixa taxa de glicose no sangue); em acidentes com produtos químicos perigosos; na transferência de pacientes graves de uma unidade hospitalar para outra, com a autorização do médico regulador.
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) estará fechado neste sábado e domingo, retornando suas atividades na segunda-feira (25).
Últimas notícias

Parceria entre Sebrae e prefeitura de Penedo impulsiona desenvolvimento de pequenos negócios com a Casa do Empreendedor

Junqueiro celebra legado de Tarcísio de Jesus com estátua e evento cultural

Lei garante que Maceió participe da mobilização nacional do Agosto Dourado em defesa da amamentação

PF cumpre mandado contra Silas Malafaia no Galeão por suspeita de obstrução de Justiça ligada à tentativa de golpe

Bolsonaro e Eduardo são indiciados por obstrução à Justiça, diz PF

Unidade Especializada em Pré-Natal de Alto Risco realiza atividades do Agosto Dourado com gestantes
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
