Voo entre São Paulo e Montevidéu faz pouso de emergência em Porto Alegre
Uma avião da LATAM que fazia a rota São Paulo-Montevidéu acionou a torre de comando do aeroporto internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, por volta da meia-noite de terça para quarta-feira (28) e solicitou apoio para a realização de um pouso de emergência. A Infraero confirmou o procedimento, mas não deu detalhes sobre o incidente.
O voo JJ8030 decolou de Guarulhos às 22h06 da terça-feira e deveria pousar em Montevidéu antes da meia-noite. A companhia informou que a aeronave, um Airbus A321, "alternou para o aeroporto de Porto Alegre e solicitou apoio durante o desembarque", realizado "seguindo os procedimentos de segurança".
Segundo comunicado da LATAM, todos os passageiros desembarcaram em segurança e estão recebendo a assistência necessária. O modelo de aeronave tem capacidade para 220 passageiros e, segundo apurou a reportagem do UOL, o voo estava lotado.
As equipes de segurança do aeroporto em terra acompanharam o pouso de emergência, que foi motivado por um "indicativo de segurança" no computador de bordo da aeronave, não especificado pela empresa. Nesses casos, o procedimento padrão é de pouso imediato para verificação do problema técnico.
O operador de investimentos Daniel Croce, que mora em Montevidéu, relatou que o piloto da aeronave informou aos passageiros sobre um alarme de fumaça no compartimento de carga e que, por isso, seria necessário um pouso imprevisto em Porto Alegre. Segundo o passageiro, o pouso foi tranquilo e os bombeiros que atenderam a ocorrência chegaram rapidamente ao local.
Croce, que é paulistano e mora há um ano e meio na capital uruguaia, também disse que outros passageiros relataram ter ouvido duas pequenas explosões a bordo. "Fizemos um desembarque de emergência e não pudemos levar os pertences pessoais da aeronave. Mas, mesmo assim, tudo correu bem e não houve pânico", afirmou.
O maior desconforto foi no atendimento aos passageiros. Croce disse que não havia funcionários suficientes em terra para acomodar todos os passageiros em hotéis e que a Polícia Federal demorou mais de duas horas para liberar a aeronave. Ele e a noiva foram por conta própria para um hotel, perto de 4h desta madrugada.
Os passageiros foram transferidos para hotéis da cidade e foram realocados para o voo JJ9730, com frequência semanal entre Porto Alegre e Montevidéu. A partida está prevista para 16h30 desta quarta-feira.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
