Prazo para renovação de contratos do Fies termina nesta sexta-feira

Encerra hoje (30) o prazo para a renovação de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A renovação deve ser feita a cada semestre, pela internet, no site do Sisfies. Neste segundo semestre de 2016, 1,5 milhão de estudantes devem realizar esse processo e garantir a continuidade do financiamento do curso.
O pedido de renovação é feito inicialmente pelas faculdades. Em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas instituições no SisFies. Nos aditamentos simplificados, a renovação é feita apenas com a validação do estudante no sistema.
No não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, por exemplo, o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao banco para finalizar a renovação.
O Fies oferece financiamento de cursos superiores em instituições privadas a uma taxa de juros de 6,5% ao ano. O percentual do custeio é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante.
Após a renovação eletrônica
O estudante que acessou o SisFies e fez o aditamento simplificado deve ir posteriormente na instituição de ensino pegar uma via do Documento de Regularidade de Matrícula para seu controle.
Já aqueles que fizeram o processo não simplificado devem procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade para obter o Documento de Regularidade de Matrícula e levá-lo à agência bancária onde assinou o contrato.
O prazo para entrega do documento no banco é dez dias corridos contados a partir do terceiro dia útil após a confirmação eletrônica do aditamento. Após a regularização junto ao agente financeiro, o estudante deverá entregar uma cópia do termo aditivo na CPSA para finalizar o processo.
A aditamento não simplificado ocorre em casos como alteração do estado civil do financiado, troca de fiador, transferência de curso ou de instituição de ensino e ampliação do prazo de amortização do financiamento.
Últimas notícias

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026

População de Canafístula do Cipriano sofre com falta d’água em Girau do Ponciano

Bazar em apoio à aldeia Wassú Cocal reúne sabores e cultura; confira programação

Prefeito antecipa pagamento dos servidores em homenagem aos 150 anos de Maragogi

Prefeitura de Olho D’Água do Casado tem contas bloqueadas por dívidas antigas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
