Saiba como denunciar vandalismo em praças e áreas públicas
Apesar de reinvestir o dinheiro público na construção e recuperação de praças, por meio da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), a Prefeitura de Maceió enfrenta, em alguns casos, a depredação desses espaços. No entanto, o cidadão pode contribuir na inibição dessa prática, pois tem a Prefeitura conta com canais para denunciar atos de vandalismo e, dessa forma, fortalece a preservação do patrimônio público – uma atitude cidadã que deve ser compartilhada por todos.
A orientação da Prefeitura é de que os cidadãos liguem no número 153 e registrem a ocorrência para que a Guarda Municipal possa atuar no combate ao vandalismo ou, de imediato, à Polícia Militar pelo número 181, além de informar à Sempma pelos telefones 3315-4735 e 3315-4736. O Código Penal Brasileiro tipifica, no artigo 163, essa atitude como ação de ano passível à detenção de seis meses a três anos, além de multa equivalente ao dano gerado.
“Praças e áreas verdes são locais que a população merece frequentá-los em boas condições estruturais, toda ajuda para a denúncia é bem-vinda. Por isso a necessidade de sermos cuidadosos e fazer da causa da conservação dessas áreas uma prioridade”, disse titular da Sempma, Antonio Moura.
A se saber, pela legislação ambiental de Maceió, essas práticas inapropriadas também configuram crime ambiental e o Código Municipal de Proteção ao Meio Ambiente, regido pela Lei 4.548/96, prevê, no artigo 178, inciso IX, que diz que causar danos de qualquer forma às praças ou áreas verdes gera multa – e valor da infração calculado pelo setor jurídico da Secretaria.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
