Procon autua restaurantes por não disponibilizar cardápio em braille
Em homenagem ao Dia Mundial do Braille, Procon foi às ruas e visitou estabelecimentos da capital
Em homenagem ao Dia Mundial do Braille, celebrado no dia 4 de janeiro, a equipe de fiscalização do Procon Alagoas foi às ruas durante todo o dia desta quinta-feira (5) para verificação do cardápio em braille nos bares e restaurantes, e a atualização dos existentes.
Três restaurantes foram autuados por não cumprirem a Lei Ordinária 6.198 (27/09/2000), que dispõe a obrigatoriedade de “restaurantes, lanchonetes, hotéis e motéis a colocarem à disposição dos fregueses deficientes visuais, cardápios em braille e dá outras providências”.
Apesar da legislação, muitos estabelecimentos ainda não se adequaram à lei. “Embora a lei os obriguem, é comum estabelecimentos não cumprirem. Por isso, resolvemos fazer essa fiscalização para verificar os locais e punir em caso do descumprimento”, explica o superintendente do órgão, João Neto.
Além da verificação da disponibilidade do cardápio em braille, a equipe averiguou se os restaurantes seguem a Lei de Acessibilidade. “Um local estava irregular quanto à lei e foi constatado por falta de acessibilidade. Eles receberam um prazo para adequação”, comentou o fiscal do órgão, Roberto Melo.
Para João Neto, ações de caráter fiscalizatório são de extrema importância. “O papel da fiscalização é justamente verificar o cumprimento da legislação e confirmar se os direitos dos consumidores estão sendo observados”, disse.
“Nessa gestão, temos intensificado as ações fiscalizadoras tanto educativas quanto punitivas. A iniciativa visa orientar os consumidores sobre seus direitos, promovendo a acessibilidade”, adicionou.
A ação continua na próxima sexta-feira (6). Até o fechamento da matéria, foram visitados sete restaurantes de médio e grande porte em Maceió.
Últimas notícias
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
