Hospital Sanatório é multado por cobrar o dobro por ultrassom de grávida de gêmeos
O Hospital do Sanatório, localizado no bairro Farol, em Maceió, foi autuado, nesta quinta-feira (12), depois de verificada a prática de cobrança abusiva. A equipe de fiscalização do Procon Alagoas foi até o local após denúncia de consumidora, onde constatou a vantagem manifestamente excessiva.
Segundo o fiscal Roberto Melo, a consumidora, que está gestante, procurou o órgão após o hospital se negar a entregar o resultado de sua ultrassonografia que, por ter sido de gêmeos, deveria ser o dobro do preço. “Esse tipo de coisa não existe. Como pode um hospital informar um valor à paciente, e após encontrar dois fetos informar que o valor é o dobro por conta disso. Isso é cobrança abusiva, ilegal”, explicou Roberto.
Além da cobrança, o hospital se negou a entregar o resultado à paciente até que o valor duplicado fosse feito. Ao procurar o órgão de defesa do consumidor (Procon/AL), a consumidora junto da equipe foi até o local para que houvesse a conciliação entre as partes.
“Essa prática é ilegal e exige do consumidor vantagem manifestamente excessiva. Como a prática de um único serviço, onde o aparelho é utilizado uma única vez, pode ter um valor referente ao número de fetos encontrados?”, comenta o superintendente do órgão, João Neto.
A autuação do hospital se deu a partir das práticas irregulares previstas no Art. 39, inciso V (vantagem excessiva) e Art. 14, inciso I (má prestação de serviço) do Código de Defesa do Consumidor.
O Procon Alagoas orienta que os consumidores sempre denunciem a cobrança abusiva através do nosso site oficial, pelas redes sociais (Procon, Twitter e Facebook), ou presencialmente em um dos polos do órgão.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
