Alagoanos que vão viajar podem se vacinar contra a febre amarela; confira locais!
Imunização está disponível em vários postos da capital alagoana; Estado está fora da lista endêmica
Alagoanos que planejam viajar para estados da região Norte e Nordeste do Brasil poderão se vacinar contra a febre amarela para garantir a imunização e não colocar em risco à saúde. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), Alagoas não está situado na região endêmica, mas manter a vacinação em dia é recomendado.
De acordo com o técnico do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, Luiz Gustavo, a vacina contra febre amarela deve ser tomada até os primeiros nove meses de vida, além de um reforço, que deve ocorrer até dez anos após a primeira dose. “Não é recomendada a vacinação em mulheres grávidas e em pessoas com doenças crônicas, como problemas autoimunes e neurológicos, sendo necessária uma autorização médica para receber a vacina”, alerta Gustavo.
E para que a vacina contra a febre amarela seja eficaz, o técnico do PNI em Alagoas destacou que ela deve ser tomada pelo menos dez dias antes da viagem à região endêmica. “Esse período é necessário para que o organismo produza anticorpos que combatam o vírus da doença, garantindo a imunização do indivíduo e certificando sua segurança”, ressaltou.
Distribuição
Luiz Gustavo informou que as doses da vacina contra febre amarela são distribuídas mensalmente para os 102 municípios alagoanos. Posteriormente, as Secretarias Municipais de Saúde abastecem as Salas de Vacina dos postos designados.
Na capital de Alagoas a vacina contra a febre amarela está disponível no Posto de Saúde Oswaldo Brandão Vilela, na Ponta da Terra; no II Centro de Saúde, na Praça da Maravilha; no Posto de Saúde São Vicente, no bairro Pinheiro; no Posto de Saúde Hamilton Falcão, no Benedito Bentes; no Posto de Saúde Tereza Barboza, no Eustáquio Gomes; no Posto de Saúde João Paulo II, no bairro Jacintinho; no Pam Dique Estrada, no Vergel; no Pam Bebedouro, no Posto de Saúde do José Tenório e no Posto de Saúde da Pitanguinha
A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Entre os principais sintomas estão febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias, além de insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.
Além de Alagoas, segundo o Ministério da Saúde (MS), mais sete estados da federação estão fora da lista de regiões endêmicas: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Os demais 19 estados brasileiros são identificados como área de risco, seja total ou parcialmente.
Últimas notícias
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
