Pacientes cardíacos do SUS são incluídos em parceria da Sesau e Hospital do Coração
Lançamento do serviço de cirurgia endovascular será nesta sexta-feira (3), no Hotel Best Western Premier Maceió

Os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que possuem problemas cardíacos e que não podem passar pelos procedimentos cirúrgicos convencionais - por existirem riscos - agora serão atendidos pelo programa de cirurgia endovascular, em mais uma parceria entre o Governo de Alagoas e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) com o Hospital do Coração de Alagoas e a Fundação Cordial.
O lançamento do novo serviço ocorrerá durante o I Simpósio Alagoano de Cirurgia Endovascular e Novas Tecnologias nesta sexta-feira (3), no Hotel Best Western Premier Maceió, às 8 horas.
A cirurgia endovascular é uma técnica menos invasiva indicada em tratamentos que só podiam ser feitos com por meio de cirurgias abertas como em casos de aneurismas. Durante a intervenção são utilizados cateteres e guias, manipulados à distância e monitorados por telas de computador.
Segundo Otoni Veríssimo, diretor administrativo do Hospital do Coração de Alagoas, o programa irá tratar em sua maioria pacientes idosos e aquelas pessoas que apresentam algum tipo de comorbidades, em razão do risco cirúrgico. “Com esse serviço, vamos ampliar para os usuários do SUS a assistência à saúde da pessoa idosa. O tratamento endovascular é o mais viável e seguro alternativo dos doentes de alto risco, já que o procedimento convencional é mais agressivo e contraindicado nesses casos”, afirma Veríssimo.
Os procedimentos serão feitos no Hospital do Coração de Alagoas, por uma equipe multidisciplinar composta de cardiologistas clínicos, ecocardiografistas, cirurgiões cardiovasculares e hemodinamicistas. O grupo será coordenado pelos médicos cardiologistas José Wanderley Neto e Roberto Lucio Verçosa.
Últimas notícias

Bombeiros resgatam mãe e filho de afogamento em praia de Maceió
MP/AL oferta denúncia por crime doloso contra policiais no caso Gabriel Lincoln

Polícia Civil prende em Maravilha, Sertão de AL, foragido de Pernambuco suspeito de homicídio

Em Girau, prefeito Bebeto Barros recebe nova ambulância do Samu ao lado de Paulo Dantas

JHC encontra Davi Filho e Antônio Albuquerque para discutir 2026

Rainha das lives: Rica de Marré anuncia live exclusiva de lançamento nesta quinta (28)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
