MPC quer titularidade para prosseguir com processo contra ex-prefeita por desvio de dinheiro
Requerimento ocorre após o denunciante, a Câmara Municipal de Vereadores, desistir da representação
O Ministério Público de Contas de Alagoas emitiu um parecer em que solicita uma representação para dá andamento ao processo de denúncias contra a ex-prefeita da Barra de Santo Antônio, acusada de desvio dos recursos do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). A solicitação ocorre após a Câmara de Vereadores desistir de representar o processo que ela mesma protocolou junto ao Tribunal de Contas do Estado.
“Não falta interesse jurídico nem fundamento legal à continuidade do processo, pois com a desistência do denunciante [câmara de vereadores], o MP de Contas assume a titularidade cumprindo com a sua missão constitucional”, explicou o procurador de Contas, Pedro Barbosa Neto.
De acordo com as denúncias feitas pela Câmara Municipal da Barra de Santo Antônio, a prefeita à época, estaria utilizando recursos do FPM para angariar, entre os vereadores, votos suficientes a alterar a composição da Mesa Diretora da Câmara Municipal, por meio de seis cheques, cada um no valor de R$ 29 mil, da própria conta do município junto ao Banco do Brasil, onde recebe as parcelas do Fundo.
A assessoria de comunicação do TCE não divulgou o nome da ex-prefeita em questão.
Além da utilização irregular de verba pública oriunda do FPM para o pagamento de valores a então vereadores, com o objetivo de comprar-lhes o voto em eleições para a Mesa Diretora, a Câmara alega ainda a existência de fraude na confecção dos balancetes municipais nos anos de 2009 a 2011, ante a existência de notas frias, pagamentos irregulares, etc.
Posteriormente, o denunciante solicitou a desistência da ação, alegando não existir mais interesse no processo, dado o transcurso de mais de cinco anos desde a data do fato.
Últimas notícias
Ato em apoio a Lula reúne manifestantes na orla de Maceió
Japaratinga decreta luto oficial de três dias pela morte de ex-prefeito
Mega-Sena acumula para R$ 150 milhões; confira os números sorteados
Adolescente morre ao sofrer acidente de moto na AL-460 em Porto de Pedras
Alfredo Gaspar retoma Giro pelo Nordeste com propostas de Flávio Bolsonaro
Deputada eleita Ana Elisa receberá proteção após ameaças de morte
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
