Membros do Conselho Municipal de Saúde para o biênio 2017-2019 tomam posse

Os novos membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Maceió tomaram posse na manhã desta terça-feira (7) para o biênio 2017-2019. A cerimônia ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, localizada no Centro e contou com a presença de usuários, trabalhadores e gestores da saúde. Uma das principais responsabilidades do Conselho Municipal de Saúde é fiscalizar as ações, recursos e o andamento dos trabalhos realizados no Sistema Único de Saúde (SUS).
Para Renilde Santos Barreto, representante do segmento trabalhador do SUS, esse é um momento ímpar e significativo para a sociedade civil. “Que os novos representantes do Conselho venham com garra e determinação para trabalhar em prol da saúde de Maceió. Cada um de nós deve fazer sua parte que é fiscalizar e deliberar sobre as ações e serviços que o município tem oferecido aos maceioenses, de forma que eles sejam cada vez melhores”, afirmou.
O secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, ressaltou que o constante diálogo entre conselho e gestão permitiu a execução de diversas ações conjuntas que beneficiaram a população de Maceió. “Tudo o que foi construído pelo conselho em parceria com a gestão, trabalhadores e usuários foi fruto de muito debate, compreensão e equilíbrio, buscando sempre melhorar a atenção das pessoas que necessitam da saúde”, destacou o gestor.
Um dos princípios mais importantes do SUS está relacionado com a participação da sociedade no processo de fiscalização dos recursos e do andamento dos trabalhos realizados no Sistema Único de Saúde. A importância da atuação do Conselho Municipal, desta forma, garante a inclusão direta da população no controle e na elaboração de políticas para a gestão de saúde na cidade.
A presidente do CMS, Flávia de Macedo Citônio, parabenizou todos os envolvidos nesse processo eleitoral. “Conseguimos realizar uma eleição e agora estamos empossando os membros, então gostaria de parabenizar a comissão eleitoral e quem ganha com isso é o controle social, a população e a sociedade que está aqui representada com 24 usuários, 12 representantes dos trabalhadores e seis gestores e prestadores de saúde”, explicou a presidente.
A secretária executiva do CMS, Ana Cláudia Duarte Maia, leu o termo de posse e em seguida, os novos membros empossados assinaram o documento. Após a assinatura do documento, foi realizada a votação da mesa diretora que vai comandar o CMS para o biênio de 2017-2019.
Últimas notícias

Água Branca: Homem é expulso por chegar tarde em casa e polícia é acionada
Homem é detido em operação policial no município de Delmiro Gouveia

Idoso arapiraquense internado em Maceió devido um câncer de pulmão, necessita de doação de sangue urgente

Moradores do bairro Bom Parto fazem protesto em decorrência da falta de água na região

Casal trabalha para restabelecer abastecimento de água para Pão de Açúcar

Dnit vai desligar radar que multou motoristas no acesso ao campus da Ufal
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
