Prefeitura recebe intimação para remover sargaço e lixo da areia da praia de Ponta Verde
O Instituto do Meio Ambiente (IMA) emitiu, na manhã dessa segunda-feira (13),uma intimação para que a prefeitura de Maceió remova o sargaço e o lixo acumulado na faixa de areia praia de Ponta Verde, considerando os cuidados necessários. O documento foi encaminhado para a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) e o prazo dado é de cinco dias.
Na notificação o órgão ambiental solicita que seja feita a “remoção do material orgânico e lixo acumulado que exala forte odor e está impedindo o livre trânsito de banhistas na praia de Ponta Verde”, exatamente na região entre o Maceió Mar Hotel e o antigo restaurante Família Giuliano.
O sargaço é um tipo de macroalga, comum em regiões tropicais, que exala mau cheiro quando entra em decomposição, por se tratar de matéria orgânica. A remoção na área urbana de Maceió não é proibida, pode ser feita pela prefeitura de forma que não afete a biota existente na areia.
O tema foi discutido por técnicos do IMA, Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur) e Slum, em abril de 2016. Durante uma reunião foi decidido que a Superintendência iria solicitar ao órgão ambiental a autorização para a retirada do sargaço, por causa do desconforto a moradores, comerciantes e turistas, sem causar danos ambientais com a retirada exagerada de sedimentos.
Na intimação está previsto o prazo de cinco dias para a remoção, após esse período a equipe do IMA deverá verificar a situação e a possível necessidade de emitir uma autuação.
Últimas notícias
Congresso dos Municípios Alagoanos começa com mais de 5 mil inscritos de 18 estados
Ônibus que saiu de Arapiraca e tombou em MG era clandestino e acumulava cerca de 30 autuações
Presidente da AMA defende uso de avaliações externas como estratégia de gestão educacional
Polícia Civil prende condenado por tráfico de drogas em Craíbas
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Em oitiva de Felca, promotor cobra juiz: “partes perguntam primeiro”
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
