Prefeitura recebe intimação para remover sargaço e lixo da areia da praia de Ponta Verde
O Instituto do Meio Ambiente (IMA) emitiu, na manhã dessa segunda-feira (13),uma intimação para que a prefeitura de Maceió remova o sargaço e o lixo acumulado na faixa de areia praia de Ponta Verde, considerando os cuidados necessários. O documento foi encaminhado para a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) e o prazo dado é de cinco dias.
Na notificação o órgão ambiental solicita que seja feita a “remoção do material orgânico e lixo acumulado que exala forte odor e está impedindo o livre trânsito de banhistas na praia de Ponta Verde”, exatamente na região entre o Maceió Mar Hotel e o antigo restaurante Família Giuliano.
O sargaço é um tipo de macroalga, comum em regiões tropicais, que exala mau cheiro quando entra em decomposição, por se tratar de matéria orgânica. A remoção na área urbana de Maceió não é proibida, pode ser feita pela prefeitura de forma que não afete a biota existente na areia.
O tema foi discutido por técnicos do IMA, Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur) e Slum, em abril de 2016. Durante uma reunião foi decidido que a Superintendência iria solicitar ao órgão ambiental a autorização para a retirada do sargaço, por causa do desconforto a moradores, comerciantes e turistas, sem causar danos ambientais com a retirada exagerada de sedimentos.
Na intimação está previsto o prazo de cinco dias para a remoção, após esse período a equipe do IMA deverá verificar a situação e a possível necessidade de emitir uma autuação.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
