CBTU apaga grafite de “Os Gêmeos” em VLT de Maceió e internautas reclamam
Reação dos internautas foi imediata; CBTU informou que VLT sofreu ação de vândalos e precisou ser restaurado
Um dos vagões do VLT grafitado por artistas do Projeto Wholetrain, em julho de 2015, na Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em Maceió, foi removido nesta semana. A ação da Companhia gerou revolta nas redes sociais, onde internautas expressaram tristeza e indigação, na última segunda-feira (13).
"Apagando a arte de artistas renomados internacionalmente. Achando que não precisam dar explicações sobre isso. Que feio, CBTU" [sic], indagou uma internauta na rede social da CBTU. Outra jovem comparou a atitude da CBTU com a do atual prefeito de São Paulo, João Doria, que retirou todos os grafites na cidade. "Tão apagando tudo. Aqui é Maceió, não São Paulo. Vamos fazer barulho. Justifiquem-se @cbtu.maceio [sic]".
Após quase 24h de reclamações e questionamentos, a assessoria de comunicação da CBTU divulgou uma nota à imprensa para esclarecer o motivo da remoção das artes.
A CBTU informou que, infelizmente, os trens e VLT's sofrem ações de vandalismo, sendo muito deles apedrejados. Outro fator que tem depreciado os VLT's são as colisões que acabam destruindo e obrigando a CBTU substituir algumas peças das composições. Diante da situação, os VLT's grafitados foram ficando desconfigurados e por esse motivo houve a remoção das artes.
A assessoria da CBTU também informou que os grafites em outros seis vagões não serão apagados e pediu apoio da população para denunciar qualquer ato de vandalismo e preservar as pinturas nos vagões.
Confira a nota na íntegra:
Gostaríamos de esclarecer que não estamos simplesmente apagando os grafites dos VLT's. Infelizmente, quase que diariamente nossos trens e VLT's sofrem ações de vandalismo, muitos são apedrejados (em apenas uma viagem, 07 janelas já foram destruídas de 01 único VLT). Outro fator que tem depreciado os VLT's são as colisões que acabam destruindo e nos obrigando a substituir algumas peças das composições.
Diante dessa lamentável situação, os VLT's grafitados foram ficando desconfigurados e por esse motivo tivemos que retirar as artes da qual tanto nos esforçamos para trazer e embelezar nossas composições.
Gostaríamos de lembrar que os grafites nas demais composições (01 VLT e 07 carros de passageiros - vagões) não serão apagados, porém, é de suma importância que todos os amantes da arte nos trens se conscientizem que a depredação dos mesmos dificulta a preservação dos grafites.
A CBTU Maceió apoia todo e qualquer tipo de manifestação artística e continuaremos sempre trazendo cultura e arte para todos que de alguma forma fazem parte da ferrovia.
Últimas notícias
ICMBio recomenda suspensão do consumo e comércio de peixes na Lagoa do Jequiá
Patinador vai à final após realizar movimento proibido por 50 anos
Educação divulga locais de prova para o intercâmbio Daqui pro Mundo
Cliente que ficou mais de 18 horas sem energia elétrica deve ser indenizada pela Equatorial
Mulher fica ferida ao sofrer acidente de trânsito na AL-101 Norte em Maragogi
Educação de Japaratinga avança em 2025 e colhe resultados históricos
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
