Acidentes

Situação da Livraria Cultura assusta mercado editorial

Livraria Cultura e Saraiva estariam negociando uma fusão

Por Folha de São Paulo 19/02/2017 08h08
Situação da Livraria Cultura assusta mercado editorial
Livraria Cultura estaria negociando fusão com Saraiva - Foto: Internet

A notícia de que Livraria Cultura e Saraiva estariam negociando uma fusão já teria assustado o mercado editorial por si só. Somada a fatos dos últimos meses, ela acentuou.

No segundo semestre do ano passado, editores ouvidos pela coluna estavam ressabiados com uma recontagem fora de época de seus estoques que a Cultura vinha realizando. Parecia um sinal de lojas fechando ou de uma possível venda da empresa a caminho.

Quase ao mesmo tempo, a empresa da família Herz -que costumava ter a reputação de melhor pagadora do mercado- anunciou que as vendas de agosto a dezembro só seriam pagas em janeiro deste ano.

Veio janeiro e os pagamentos não vieram ou vieram só em parte. Outros editores se viram obrigados a parcelar a dívida em longas prestações.

Procurada, a Cultura disse que é normal recontar seus estoques e que não está à venda. Em seguida, pediu à coluna para desconsiderar essa resposta e usar uma nova: nesta, reforçava a questão dos estoques, mas tirava a informação de que não está à venda.